Home Tutoriais Design 3D Studio Max – Barra de Ferramentas Lateral


Para acompanhar esta lição, você deve ter conhecimentos de informática.

Barra de Ferramentas Lateral

A barra de ferramentas lateral tem todas as funções presentes na barra de ferramentas superior, e algumas  a mais.

Essa barra existe desde a primeira versão de 3D Studio MAX, e já é conhecida dos antigos usuários. Nela, cada tipo de operação está em uma seção. Nas figuras a seguir você verá todas as seções.

Na figura 1, possuímos o painel “create” (seção geometry) no qual você achará todas as ferramentas para  criação de objetos 2D e 3D, bem como opções para criarmos luzes, helpers, etc. Veja abaixo:

Figura 1 – Barra de ferramentas “create ”.

Na figura 2, temos a barra de ferramentas Create com a lista de opções aberta que possuem todos os tipos de objetos que podem ser feitos com o programa.

Figura 2 – Lista de opções.

Cada seção (luz, shapes, etc.) tem sua lista de opções. A seção modifiers aceita a edição das características do objeto escolhido. Suponha que, que você fez um texto e quer modificá-lo, para isso basta selecionar o texto e ir ao painel modifier. Esse painel aceita colocar modificadores aos objetos selecionados (semelhante à barra de ferramentas superior).

Figura  3- Painel Modifier.

Quando o painel modifiers é selecionado sem nenhum objeto selecionado, ele ficará cinza, mostrando que não há seleção.Veja o mesmo da figura 3 agora sem nenhum objeto selecionado, observe a diferença:

Figura  4- Painel Modifier sem nenhum objeto selecionado.

Além dos modificadores disponíveis para você, temos outras opções, escolha o botão more, surgirá a caixa de diálogo  abaixo:

Figura  5 – Caixa de diálogo Modifiers.

O quadro de ferramentas Hierarchy  aceita fazer ajustes no centro de rotação e modificação de um objeto (pivo), configura suas características de movimento e cinemática inversa.

Figura  6 – Opção Hierarchy.

A barra de ferramentas Motion aceita fazer ajustes como um objeto irá se mover, bem como definir um caminho para esse objeto.

Figura  7 – Opção Motion.

A barra de  ferramentas Display controla a visibilidade dos objetos presentes na cena. Esta função é de grande utilidade  na seleção de objetos em uma cena complexa bem como para facilitar a localização de objetos em cenas muito “poluídas”.

Figura  8 – Opção Display.

Os objetos podem sumir (Hide), ou seja, não surgem na cena finalizada. Se colocarmos hide a câmeras e luzes, o efeito será preservado, ou seja o desenho não surgirá, mas a iluminação será conservada.

Os objetos podem também ser congelados. Quando isso acontece, os objetos não podem ser selecionados, porém surge na figura finalizada em cinza-escuro.

A barra de ferramentas “Utilities” concentra funções especiais e adições por meio de plugins. Nela, por exemplo, poderemos desenvolver uma simulação de movimentos reais, criar um script (pequeno programa para movimentos e funções automáticas), e etc.

Figura  9 – Opção Utilities

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/webdesign/3dstudiomax002.asp

   
Similar articles
0 989

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.