Home Tutoriais Design 3D Studio MAX – Módulo 01


3D Studio  MAX é um programa para ilustrações em 3D e desenvolvimento de animações, seja elas para vinhetas, games, quiosques*, multimídia, ou mesmo para composição para cinema e TV.

É considerado por todos como uma ferramenta extremamente poderosa e de simples entendimento.

O 3D Studio MAX possui uma tecnologia de programa orientado à objeto, ou seja, tudo em sua cena possui nome e propriedades, que podem ser modificadas a qualquer instante. Essas modificações podem fazer parte de sua animação ou simplesmente de uma edição de objeto.

Vantagens

3D Studio MAX é o primeiro aplicativo para criação e animação em 3D da Autodesk que roda nas plataformas Windows NT, Windows 95 e Windows 98.

Com o 3D Studio MAX  pode-se renderizar em rede, pode-se dividir o trabalho entre diversas máquinas em um período de menor movimento.

3D Studio MAX também tem suporte total aos plugins* do PHOTOSHOP. Isso quer dizer que você tem diversos efeitos especiais que podem ser aplicados aos seus bitmaps* para a criação de materiais complexos e artísticos.

A maneira com que o 3D Studio MAX foi programado aceita que outras empresas façam programas que aumentem o número de funções do3D Studio MAX e são fundamentais para a criação de efeitos especiais. Esses programas são chamados de plugins e podem ser comprados dos fabricantes por intermédio do seu revendedor.

» Sua principal vantagem é um avançado ambiente de modelagem* e animação. Pode-se criar desenhos em 2D e 3D e ainda colocar efeitos especiais, tudo isso na mesma tela, sem a necessidade de se trocar de programa.

Tela inicial do 3S Studio MAX

Como praticamente todos os programas o 3D Studio MAX não é diferente, ele possui Barra de Menus, Barra de Ferramentas Superior, Barra de Ferramentas Lateral, Vistas  e Barra de Ferramentas Inferior ou Barra de Status. Veja na figura abaixo:

Barra de Ferramentas Superior

Caso você nunca tenha visto o 3D Studio MAX, talvez fique amedrontado, mas essa nova organização facilita muito o trabalho, porque ele ficou organizado em ícones com funções parecidas, isso é, todas as funções para criar objetos estão em um lugar, todas as funções para editar objetos estão em outro lugar e assim sucessivamente.

Barras do 3D Studio MAX

» Barra de ferramenta principal – Essa barra é aonde se concentra as funções principais do programa, assim como comandos de seleção, escala, movimento e rotação.

» Os comandos para criação de objetos 3D estão localizados na barra de ferramentas mostrada na abaixo que são os tipos de objetos.

» Shapes  são formas 2D usadas na criação de objetos 3D complexos, objetos estes do tipo loft*, textos, formas livres como um borrão de tinta.

» Compounds são funções que aceitam a criação de objetos complexos a partir da união de dois ou mais objetos.  Suponha que, para fazer um furo cilíndrico em uma caixa, nós teremos que  criar inicialmente a caixa, depois o cilindro e  subtrair um do outro. Usando objetos compound, nós poderemos fazer objetos extremamente complexos.

» Câmeras  e luzes  podem diferenciar ou arruinar seu trabalho. Nesta barra de ferramentas, traz os principais tipos de luz e câmera, além de novas ferramentas para gerenciar as luzes presentes em sua cena. O que é legal é que podemos, a qualquer instante, modificar o tipo de luz.

» Particle Systems são objetos 3D criados por meio de equações e aceitam simular fumaça, água, chuva, etc. Quando associados a efeitos de vídeo e materiais animados, esse objetos podem fazer belos efeitos em seus trabalhos

» Helpers  – são objetos que não são renderizáveis, não surgem na figura finalizada usados na criação e associação de efeitos atmosféricos, efeitos especiais, exportação VRML*, plugins, etc.

Eles mostram uma região em que os efeitos devem ocorrer. Podem ser gizmos objetos genéricos como esferas, box, etc. Objetos para medir distâncias e indicar direções (tape, compass).

» SpaceWarps  são objetos interessantíssimos divididos em diversas categorias. Os Space Warps mudam o comportamento e a maneira dos objetos a eles ligados, isso é, quando um objeto é associado a um Space Warp, ele passa a copiar o comportamento desse segundo objeto. Temos Space Warps que modificam a geometria do objeto, que simulam forças naturais tais como: gravidade, vento, forças aplicadas, torque.

Os Space Warps também podem influenciar o comportamento dos objetos envolvidos em simulações (dynamics).

» Modificadores   é a estrela do programa. Como eles podemos criar, editar, animar, e aplicar materiais complexos a um objeto selecionado. A estrutura do programa facilita muito o trabalho com modificadores, porque preserva uma lista  de todos os modificadores aplicados ao programa.

Para um melhor entendimento, os modificadores são características que aplicamos aos objetos selecionados para modificarmos sua forma e geometria ou o material a eles aplicado.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/webdesign/3dstudiomax001.asp

   
Similar articles
0 1165

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.