Home Tutoriais Marketing Digital 8 Razões do porque seu conteúdo não atrai links


Todos nós já ouvimos vez ou outra que ‘para atrair links, você precisa construir conteúdo de ótima qualidade’. Entretanto, poucos falam sobre como um conteúdo de qualidade se parece, pois ele pode vir de muitas formas diferentes.
Neste post, abordaremos o oposto e veremos algumas razões do porque seu conteúdo pode não estar atraindo links.

Títulos Ruins

Um título ruim normalmente é a primeira barreira para atrair links. Um bom título chama a atenção do público e os faz querer clicar na matéria e aprender mais.
Sem um bom título, a maioria dos usuários não terá vontade de efetuar tal clique.
Um bom título pode, de cara, definir o tom que o conteúdo irá seguir e definir que tipo de links você irá atrair. Por exemplo, se você está olhando para o universo de Calçados e pretende que palavras-chave como ‘Calçados’ ou ‘tênis’ sejam usados nos backlinks, o ideal é incluí-los em seu título e deixar bem claro que o assunto é relativo a este nicho e exatamente o que ele aborda.

Design Ruim

Páginas que tem um design ruim e má experiência de uso pelo usuário atraem menos links, pois normalmente as pessoas só criam links para sites que passam alguma autenticidade, autoridade e confiança.
Projetos ruins podem destruir tal confiança do usuário, portanto fique bem atento as tendências de design e usabilidade para criar uma boa experiência para o usuário e ter um potencial maior no estabelecimento de relações através de links. Palavras de quem já teve um site bem feio. Quem acompanha o Tudo Para WordPress desde o começo deve se lembrar do layout azul que já foi utilizado aqui e alterado depois de uma série de estudos de nosso histórico no Analytics, heatmaps e conversas com nosso designer, o @CristianoWeb.

Quem acompanha o grupo de SEO no Facebook irá se lembrar do “lindo site” de empregos que foi postado por lá esta semana justamente falando deste tema, vide imagem abaixo.

Sem ‘Iscas’

Como você atrai um peixe para seu anzol? Usando uma isca!
Você pode usar iscas para atrair mais links e tal técnica é conhecida como Link Bait no universo do SEO.
Um isca é algo que grande parte dos leitores possam ter interesse e os leve a compartilhar tal conteúdo com sua audiência. Você pode falar de uma nova idéia, tomar uma posição controversa, contar uma boa história, criar infográficos, top 10, ou usar boas referências para atrair tais links (ou vocês acham que o link para o artigo do @frankmarcel na MestreSeo utilizado anteriormente não foi também pensando nisso, além de prover maiores detalhes sobre este item?)

Muito longo

Vivemos no mundo da informação rápida, SMS’s e tweets de 140 caracteres, e com isso podemos ver que a atenção dos usuários a um conteúdo muito extenso está diminuindo e consequentemente atraindo menos links.
Obviamente, se o conteúdo está bem organizado e bem redigido ele poderá manter a atração, mas é preciso bastante cuidado na organização do conteúdo para não diminuir tal potencial.
Se você tem pouco a dizer, evite ser prolixo e vá direto ao ponto :)

Sem atratividade social

Você precisa direcionar tráfego para seu conteúdo se quer atrair links, pois apenas ter um bom conteúdo mas ele ser pouco difundido não irá lhe trazer o resultado esperado. Você precisa ter certeza de que o conteúdo criado está com o timing certo, que as pessoas estão querendo esse tipo de informação neste momento, e atrair formadores de opinião e pessoas com boa audiência para atingir seu objetivo, portanto o uso de mídias sociais e um conteúdo atrativo em seu todo é essencial para atingir o sucesso, caso contrário seu ótimo conteúdo será “invisível”.

Sem voz própria

Apenas traduzir conteúdo alheio e não emitir sua própria opinião pode deixar claro que você apenas distribui conteúdo e tem boas fontes, mas não tem uma opinião que mereça ser olhada com atenção.
Este mesmo autor que vos fala faz questão de deixar claro que este artigo foi inspirado em outro (como pode ser visto na citação da fonte ao final do artigo), mas o conteúdo aqui postado possui grande diferença nas opiniões escritas, usando o título e tópicos do artigo lido, o referenciando, mas deixando claro seu modo de pensar e adicionando ainda mais informação a matéria. Você pode se inspirar nos outros, mas sem roubar seu conteúdo explicitamente (afinal, lembre-se que obras intelectuais tem seus direitos, ou você não viu a palestra do @pelati no Search Masters Brasil?)

Assunto Ruim

Escolher falar de algo que possui pouca relevância para os usuários de seu nicho irá atrais poucos usuários.
Vejamos um exemplo: você acha que atrairemos mais links falando de Big Bang Theory para usuários do nicho tecnológico ou falando de Smallville?
Saiba escolher assuntos que as pessoas realmente estão interessadas. Você pode usar ferramentas como Google Insights ou o Google Adwords Keyword Tool para ver o que tem um volume de busca e sazonalidade de tais termos.

Falta de engajamento

Entitular seu texto de forma que ele mostra como solucionar um problema pode engajar mais os usuários, pois a busca de informação é muito focada em resolver dúvidas que tais pessoas tem. O título desta postagem pode ser um bom exemplo disso, pois deixa claro quantos itens você pode verificar para resolver seu problema. Falar sobre você ou sua empresa não resolve o problema das pessoas, portanto vá direto ao ponto e deixe claro qual problema sua matéria está disposta a resolver.

Como falei anteriormente, este artigo foi inspirado no artigo de Joe Hall no site CopyPress.com, em que ele cita 10 razões. Sugiro que você leia a postagem que me inspirou a escrever esta e veja as 2 outras razões que não tive tempo de listar por aqui, mas que não são menos importantes.

Você adicionaria mais alguma razão? Tem alguma experiência nesta área que gostaria de compartilhar? Os comentários estão aqui pra isso, e usar um ‘call-to-action’ no final foi sim pensado para lhe atrair mais a compartilhar suas idéias e aumentar o potencial viral desta postagem!

Fonte: http://www.tudoparawordpress.com.br/seo-wordpress/8-razoes-seu-conteudo-nao-atrai-links/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.