Home Tutoriais Desenvolvimento A linguagem Javascript


Nesta parte do livro vamos conhecer a maneira de trabalhar com Javascript, como incluir scripts e ser compatível com todos os navegadores. Muitas idéias do funcionamento de Javascript já foram descritas nos capítulos anteriores, mas com o objetivo de não deixarmos nada solto no ar, vamos tratar de reforçar a partir daqui todos os dados mais importantes desta linguagem.

Javascript se escreve no documento HTML

O mais importante e básico que podemos destacar neste momento é que a programação de Javascript se realiza dentro do próprio documento HTML. Isto quer dizer que na página se misturam as duas linguagens, e para que estas duas linguagens possam ser misturadas sem problemas temos que incluir alguns delimitadores que separam as etiquetas HTML das instruções Javascript. Estes delimitadores são as etiquetas <SCRIPT> e </SCRIPT>. Todo o código Javascript que colocarmos na página há de ser introduzido entre estas duas etiquetas.

Em uma mesma página podemos introduzir vários scripts, cada um que poderia se introduzir dentro das etiquetas <SCRIPT> distintas. A colocação destes scripts é indiferente, à princípio dá no mesmo aonde coloca-los, mas em determinados casos esta colocação sim que será muito importante. Em cada caso, e chegado o momento isto será informado convenientemente.

Também se pode escrever Javascript dentro de determinados atributos da página, como o atributo onclick. Estes atributos estão relacionados com as ações do usuário e são chamados de manejadores de eventos.

Vamos ver no próximo capítulo mais detalhadamente estas duas maneiras de escrever scripts, que tem como diferença principal o momento em que se executam as sentenças.

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.