Home Tutoriais Redes Acesso Remoto através do VNC


Apesar de simples, muitos usuários nos perguntam como instalar e utilizar o VNC.
Faremos então uma demonstração desse sistema gratuito e simples, mas de grande utilidade que é o VNC
 (Virtual Network Computing).

A grande vantagem do VNC sobre os outros recursos de acesso remoto é que além de ser totalmente gratuito ele funciona em windows, linus, MacOS e até mesmo em handhelds usando Windows Ce, desde que usado em redes TCP/IP.

A desvantagem do VNC é que ele precisa ser instalado nas duas máquinas que irão se comunicar. A máquina que será controlada deverá ser instalado o módulo “Server” do VNC e na máquina que irá controlar basta instalar o módulo “Viwer”. Os dois módulos podem ser instalados juntos na mesma máquina e usados simultâneamente. Por exemplo: Você acessa uma máquina remotamente, e, a aprtir dessa máquina acessar uma outra. Parece estranho, mas isso é comum para acessar pela inernet uma máquina que está numa LAN mas ela própria não tem interface direta com a internet, (IP válido). Ou seja, é necessário acessar alguma outra estação dessa LAN e a partir daí acessar a máquina desejada. Obviamente podem existir outros meios para tal, como por exemplo mapear através do proxy a porta da estação.

A versão do VNC chamada ultraVNC possui alguns recursos a mais sobre a versão anteriores, como a possibilidade de ser inicializado como um serviço do Windows, transferência de arquivos, compressão de vídeo e outros. Como esta última é uma versão melhoreda e também gratuita, vamos portanto nos basear nela nesse tutorial.

Instalação

Ao executar o “setup”, aparecerá a tela para que seja escolhida a linguagem.

Clique em “Next” na tela de apresentação:

Leia e aceite os termos para a instalação do software para prosseguir:

Clique em “Next” novamente:

Selecione o diretório onde será instalado o UltraVNC:

Selecione os módulos e componentes a serem instalados. Lembrando que você poderá instalar apenas o módulo Viewer para acessar uma outra máquina ou o módulo “Server” para ser acessado remotamente.

Selecione a descrição que irá ficar no menu iniciar do seu sistema operacional:

Selecione os recursos adicionais que desejar.
Para a instalação básica do ultraVNC não é necessário escolher nenhum recurso adicional.

Caso você tenha optado pela instalação básica, bastará agora clicar em “Next” nas telas seguintes e em “Finish” na última tela desse processo de instalação.

Configuração

Para iniciar o uso do ultraVNC, procure no menu iniciar por “UltraVNC” ou o outro nome que você tenha escolhido durante a instalçao.

Escolha o módulo desejado, “Viewer” para acessar outra estação ou “Server” para que a sua estação seja acessada. 
Caso tenha optado por “Viewer” aparecerá a seguinte tela, para que você digite o IP da máquina que deseja acessar que está utilizando o módulo “Server”. Caso a máquina seja encontrada, aparecerá outra tela em seguida pedindo a senha que foi colocada no módulo “Server” do VNC que está na outra ponta.

Caso tenha optado pelo módulo “Server” aparecerá a seguinte tela onde, você deverá criar uma senha para que a máquina remota apenas consigar acessá-lo caso possua a mesma senha. Portanto, nada de senhas como seu nome, nome da empresa etc, pois a segurança da sua estação depende disso.

Existem muitos outros recursos do UltraVNC que você poderá explorar aos poucos. Muitos dependem da sua infra-estrutura outros dependem apenas do seu gosto pessoal.

Atenção, caso você utilize algum firewall, é necessário que a porta TCP5900 esteja livre ou TCP5800 para acesso via java applet.

Atualmente, além do “Terminal Services da Microsoft”, você também pode encontrar o “Atelier Web Remote Commander” para acesso remoto. Este último, não é necessária a instalaçao de nenhum plugin ou versão client na máquina remota, porém é pago e funciona apenas em plataforma Windows. Em ambientes corporativos, pode ser uma boa opção pela sua praticidade.

Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_vnc.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.