Home Tutoriais Sistemas Operacionais Adicionando funcionalidades (features) no Windows 2012


este Tutorial vamos mostrar como um administrador pode adicionar novas features (funcionalidades) no Windows Server 2012. No Windows Server 2008 R2 o administrador tinha um assistente para adicionar uma funcionalidade (Feature) ou função/papel (Role), onde a funcionalidade era algo do tipo .NET Framework, Telnet e este tipo de coisa.

No Windows Server 2012 é somente um assistente para adicionar tanto uma função quanto uma funcionalidade, vamos mostrar como fazê-lo via interface gráfica ou ainda PowerShell. O processo de remoção é semelhante a única diferença é que estaremos desmarcando as Features já instaladas no assistente para efetuar tal remoção.

Solução

Para adicionarmos uma nova função podemos estar clicando em Add roles and features no Dashboard principal do Server Manager, ou ainda clicando em Manage e clicar em Add roles and features

Na página Before you begin. Vamos ter uma página de boas vindas com algumas dicas sobre o assistente, clique em Next.

Na página Installation Type. Vamos selecionar Role-based or feature-based installation e vamos clicar em Next.

Na página Select destination server. Esta é uma das novas funcionalidades do Windows Server 2012 onde podemos gerenciar um computador local ou remoto com o mesmo assistente, ou ainda um VHD (Virtual Hard Disk), a dica é sempre olhar no canto superior direito quem é o servidor que receberá a ação durante a execução do assistente, neste exemplo é o servidor MVDSQL.apatricio.local após selecionado o servidor devemos clicar emNext.

Na página Select server roles. Neste Tutorial estaremos somente instalando Features, então não precisamos selecionar nada e clicar em Next.

Na página Select Features. Aqui podemos escolher as funcionalidades, vamos selecionar Telnet client e ferramentas de administração do Active Directory como também o legado de .NET Framework 3.5 (que inclui a versao 2.0 e 3.0) e vamos clicar em Next.

Na página Confirm installation selection. Teremos uma lista de tudo que será instalado e podemos clicar em Install. No entanto, durante a nossa seleção nós selecionamos o .NET Framework legado e o mesmo não é copiado durante a instalação do Windows Server 2012 e não se encontra no disco, então quando este tipo de mensagem aparece o administrador tem que passar o caminho para instalação dos mesmos.

A instalação é simples, vamos clicar em Specify an alternate source path e na nova janela que se abre podemos passar o caminho, como é nativo do Windows Server 2012 podemos colocar a mídia no drive e especificar o diretório Sourcessxs para o .NET Framework 3.5 e clicar em OK.

Agora que já fizemos um detour e resolvemos o problema de arquivos faltando para instalação da feature, podemos escolher a opção Restart the destination server automatically if required e fazendo isso a seguinte caixa de diálogo será mostrada, para confirmar clique em Yes.

Nota: É importante usar esta opção em servidores que não estão em produção do contrário se o restart for requerido o servidor irá ser inicializado após a instalação das novas features caso o restart seja requerido.

Após clicar em Install o processo será inicializado e uma das novas funcionalidades do Windows Server 2012 é que podemos fechar o assistente e caso queremos voltar ao mesmo podemos clicar em Tasks (que é o ícone de bandeira ao lado do Manage) no Server Manager para saber o status da operação ou ainda retomar o assistente.

Instalando via PowerShell…

A instalação via PowerShell é muito fácil e é feita através de um Alias chamado Add-WindowsFeature, para instalarmos basta rodar os seguintes cmdlets:

Add-WindowsFeature GPMC

O primeiro cmdlet é para importar o módulo do Server Manager para a sessão do PowerShell e o segundo é para adicionar a feature do Group Policy Management Console. Para saber a lista de Features que podem ser adicionadas o administrador pode utilizar Get-WindowsFeature, devemos sempre usar o nome da coluna Name durante os cmdlets. A vantagem deste cmdlet que mostra também as funções (roles) disponíveis como também o estado atual (se estão instaladas ou não).

A remoção de uma feature é semelhante e pode ser atinginda através do cmdlet Remove-WindowsFeature <Nome-da-Feature>

Instalando via PowerShell e remotamente…

Para instalarmos remotamente somente precisamos utilizar o switch –Computer <Nome-do-servidor> ao que já aprendemos na seção anterior. Segue a sintaxe do cmdlet:

Add-WindowsFeature Nome-da-Funcionalidade –Computer Nome-do-Computador

Na figura abaixo adicionamos o XPS Viewer em um computador remoto.

Na verdade qualquer operação com esta funcionalidade somente basta utilizar o –Computer, ou seja, Add and Remove cmdlets tiram vantagem desta switch.

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=3005

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.