Home Tutoriais Desenvolvimento Ajax com Visual Studio.NET 2005


A cada dia a Microsoft tem criado ferramentas para melhorar o desenvolvimento de aplicativos e softwares que possam ajudar empresas públicas, privadas e governo.

 

Ajax significa “Asynchronous Javascript And Xml”, e é uma técnica relativamente antiga, mas que até 2 anos e meio atrás não tinha um nome próprio, era mais um “truque” na manga de programadores avançados. Essa técnica consiste em utilizar Javascript, XML e XmlHttpRequest de forma a criar paginas que executem código sem serem recarregadas, ou seja, para utilizar um termo mais utilizado entre os programadores e analistas ASPNET, sem realizar postbacks ou reload na página.

 

Uma outra forma de explicar isso, é dizer que o Ajax permite um comportamento assíncrono de sua página, ou seja, seu programa vai executar o código no servidor sem que a pagina fique “travada”, permitindo que o usuário enquanto isso continue utilizando-a (você já deve estar pensando o quanto isso seria útil naquela sua pagina que executa uma consulta ao banco de dados que leva 20 segundos).

 

Essa nova tecnologia pode ser usada praticamente em todas as plataformas de programação para web, tais como PHP, Perl, ASP, JAVA e outros, vêm incorporando bibliotecas para suporte a Ajax, e não poderia ser diferente com ASPNET. A implementação mais popular é chamada de Ajax.Net e nesse artigo irei explorar algumas possibilidades da tecnologia.

 

Adicionando o Ajax no Visual Studio.NET 2005

 

Antes de adicionar a referência do AJAX no meu projeto, tenho que baixá-la no site http://ajax.schwarz-interactive.de ou no site http://www.aspneti.com.br para depois adicioná-la. A referência 1.2 mostra perfeitamente como baixar a DLL.

 

Referência: 1.2

 

Pronto, baixei a DLL e coloquei dentro do micro. O mesmo foi copiado para a minha área de trabalho, ou seja, para o DESKTOP.

É mostrado na referência 1.3.

 

Referência: 1.3

 

Cliquei com o botão direito no projeto VS 2005, fui na opção ADD REFERENCE… Depois disso, tenho que indicar onde se encontra a DLL. Não posso esquecer que deixei no DESKTOP do micro. Tente seguir passo a passo o artigo para não ter erro.

 

Referência: 1.4

 

No próximo passo, é indicar onde está a DLL para o projeto criado.

 

A referência 1.5 mostra perfeitamente como indicar. É um pouco diferente do Visual Studio.NET 2003, existem as abas .NET, COM, PROJETCTS, BROWSE e RECENT. Essa DLL, estarei que buscar pela ABA BROWSE, indiquei a pasta DESKTOP e cliquei no arquivo AJAX.DLL.

 

No projeto é adicionada automaticamente uma pasta chamada BIN.

 

Referência: 1.5

 

Prontinho, adicionei a referência no meu projeto com sucesso. A nova ferramenta da Microsoft quando adicionado um novo projeto, não vem com o arquivo de configuração web.config. Tenho que clicar com o botão direito e adicionar um novo item.

 

Referência: 1.6

 

Adicionei o arquivo de configuração WEB.CONFI, agora tenho que adicionar uma linha para configuração do AJAX e para que funcione corretamente.

 

 

Esse código de estar dentro da tag SYSTEM.WEB, não posso esquecer disso, acredito que nem você pode esquecer disso.

 

Referência: 1.7

 

Depois de adicionado as 4 linhas dentro do arquivo web.config o projeto já está pronto para ser usado com a tecnologia AJAX. Irei adicionar uma página / classe chamda Default.aspx dentro do projeto. Só clicar com o botão direito e ir a opção ADD NEW ITEM.

 

Referência: 1.8

 

Dentro dessa página, utilizarei os objetos da ferramenta como textbox, botão e um div.

 

Segue todo o código da página DEFAULT.ASPX abaixo para verificar os nomes dos controles e javascript.

 

TextBox

Id = txtNome

 

Button

Id = cmdEnviar

 

Div

Id = divResultado

 

Note que o button fiz como se fosse html, não usei o controle da ferramenta. Dentro do button existe um atributo chamado ONCLICK que chama uma função JAVASCRIPT criada. A função JAVASCRIPT pega o valor digitado pelo usuário e passa para o método criado na classe .aspx.cs.

 

O retorno da função é lançado para outra função chamada pegarValor_CallBack que apenas mostra no div criado. É bem simples o entendimento.

 

 

Depois da página HTML criada, tenho que fazer algumas coisas básicas dentro da classe.

 

A primeira coisa é registrar o nome da classe que poderá ser usada pelo AJAX.

 

Em poucas linhas é feito todo o processo. Veja abaixo:

 

 

A parte que está em vermelho significa registrando a classe no ajax para ser usada.

 

Todo método criado que pode ser usado pelo ajax, deve começar com a linha [Ajax.AjaxMethod()], apenas isso. Note que no HTML, na parte de JAVASCRIPT chamo o nome da classe, ponto o nome do método. CLASSE.METODO(parametro).

 

Feito isso, só executar e verificar que a página vai a sua classe sem mesmo dar o postback, ou seja, sem reload algum.

 

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/csharp/ajaxvsnet001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.