Apple nega monopólio com App Store e pede fim de caso na Justiça

A Apple esteve nos tribunais para provar que não praticaria monopólio com sua loja de aplicativos iOS, a App Store. As informações são da Bloomberg.

A empresa de Cupertino pediu ao juiz do caso para encerrar o caso, afirmando que o fato de não existir outras lojas para apps iOS não significa que possui um monopólio.

O advogado da Apple, Dan Wall, disse: “Não há nada ilegal sobre criar um sistema que é fechado em um sentido”.

Além disso, a empresa também alega que pegar uma fatia de 30% dos desenvolvedores não é um pagamento para distribuir os aplicativos deles.

O argumento da Apple se baseia no fato de que a companhia não define os preços dos aplicativos vendidos na App Store.

Os queixosos do caso afirmam que o fato de ser impossível comprar legal apps para iPhone em qualquer outro lugar que não seja a App Store é uma prova de que a Apple pratica sim monopólio. Eles também alegam que a cobrança de 30% da companhia aumenta os preços dos apps.

O procurador Alexander Schmidt questionou: “Um consumidor consegue ir em outro lugar (além da App Store) para comprar Angry Birds para o iPhone? Se a resposta for não, então a Apple é uma monopolista”.

O caso foi iniciado em 2011 por sete consumidores. A juíza responsável Yvonne Gonzalez Rogers não soube informar quando vai tomar uma decisão sobre o assunto.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/03/08/apple-nega-monopolio-com-app-store-e-pede-fim-de-caso-na-justica/

Deixe um comentário