Home Tutoriais Marketing Digital Aprenda a usar o Google Analytics para conhecer melhor os visitantes do...


Google Analytics é útil para quem tem um site ou um blog e quer saber como anda odesempenho dele na internet, saber quantos são os visitantes, qual a página que eles ficam mais tempo, o navegador que os usuários mais usam etc. Enfim, conhecer realmente seus usuários.

Google Analytics é uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado e faz vários gráficos, estatísticas e mostra informações sobre seus usuários. E a melhor parte: é gratuito. Aprenda como habilitar o Google Analytics no seu site em poucos passos.
Passo 1. Crie uma conta no Google. Se você já tem uma conta no Gmail, Orkut ou YouTube, provavelmente já deve ter percebido que você tem uma conta Google.

 

Passo 2. Acesse: www.google.com/analytics e clique em “Acesse o Google Analytics”.

Passo 3. Efetue login com sua conta do Google e clique-se em inscreva-se.

Na página inicial, o Google Analytics já avisa que tem uma limitação para quem não usa o Google Adwords: só 5 milhões de páginas por mês. Para monitorar mais do que isso você precisa anunciar no Google.

Passo 4. Agora é hora de cadastrar o seu site. Veja a tela abaixo:

Cadastrando seu site no Analytics (Foto: Reprodução)
Cadastrando seu site no Analytics (Foto: Reprodução)

Clique em “próximo” e preencha as informações solicitadas até que seja apresentada uma tela como essa:

Visão geral do Google Analytics (Foto: Reprodução)
Visão geral do Google Analytics (Foto: Reprodução)

Passo 5. Copie o código mostrado e cole no seu site ou blog, mas atenção: deve ser na parte de edição do HTML do site, logo antes da tag </head>.

Passo 6. Agora que você já copiou o código e colou no seu site ou blog, é hora de mandar o Google salvar e continuar.

Acompanhando os relatórios

Uma vez instalado o código do Google Analytics no seu blog, é hora de começar a acompanhar os resultados e saber quantas pessoas estão acessando seu blog.

Passo 7. Espere alguns dias para que os dados comecem a entrar no sistema.

Passo 8. Após alguns dias, os dados deverão estar no sistema. Acesse www.google.com/analytics, efetue login e clique no seu site.

 

Passo 9. Veja os dados. Como você pode perceber o painel de controle é totalmente autoexplicativo. Logo na parte superior você verá os dados dos visitantes por dia nos últimos 30 dias, e abaixo, o relatório do período. Pronto! Agora é só verificar as informações que desejar.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/04/aprenda-usar-o-google-analytics-para-conhecer-melhor-os-visitantes-do-seu-blog.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.