Home Tutoriais Sistemas Operacionais Apresentando o WebSphere Application Server da IBM


Vamos conhecer hoje uma suíte de aplicativos que oferecem para integrar de forma completa suas aplicações.

“O software WebSphere® fornece uma gama completa de recursos de integração de negócios e infra-estrutura de aplicativos para conectar pessoas, processos e informações.” É um software de infra-estrutura para integração e aplicação.

Fonte: http://www.ibm.com/br/linux/software/websphere.phtml

 

A grande vantagem do WebSphere é que existem versões para:

» Linux

» AIX

» HP-UX

» Z/OS (Mainframes) e outras versões.

» Windows

Veja os produtos que compõem o WebSphere para Linux:

» WebSphere® Application Server

» WebSphere® Commerce

» WebSphere® Studio

» WebSphere® MQ para Linux

» WebSphere® Portal

» WebSphere® Business Integration Server Foundation

 

Descrição dos produtos:

WebSphere® Application Server

Fornece um servidor de aplicativos baseado em Java™ no Linux, que suporta padrões abertos, como J2EE (Java™ 2 Enterprise Edition), e serviços da Web, como SOAP e UDDI. A grande vantagem do WebSphere® Application Server (WAS) é que existem versões para diversas plataformas. Isto significa que as aplicações feitas para funcionar no WAS podem ser executadas no Linux, no Windows ou Z/OS. Perceba a portabilidade. Hoje a tua empresa usa servidores com o Windows e WAS e quiser começar a fazer testes para Windows? Não tem problemas para fazer os testes nem a migração. Um produto similar baseado em software livre é o Tomcat do projeto Aapche.

 

WebSphere® Commerce

Fornece o toolkit e um ambiente de e-commerce pronto para ativar rapidamente com função total em Linux, construindo sobre a base do WebSphere® Application Server e do DB2®.

 

WebSphere® Studio

Fornece vários recursos para organizações que desejam desenvolver em Java™, COBOL, PL/I e outras linguagens; se sua organização estiver desenvolvendo aplicativos Java™ e J2EE (Java™ 2 Enterprise Edition), você pode utilizar o WebSphere® Studio Site Developer (em inglês) e o WebSphere® Studio Application Developer (em inglês). Em abril de 2004, o IBM WebSphere® Studio ganhou o prêmio Best Linux Developer Tool no Linux User & Developer Awards 2004.

 

WebSphere® MQ para Linux

Permite a integração de aplicativos, ajudando os aplicativos de negócios a trocar informações entre diferentes plataformas, enviando e recebendo dados como mensagens.

 

WebSphere® Portal

Permite que as pessoas interajam com o mundo “on demand” de maneira personalizada, obtendo automaticamente as informações dinâmicas necessárias e permitindo que executem processos de negócios em aplicativos críticos.

 

WebSphere® Business Integration Server Foundation

Estende e integra os recursos existentes de TI, utilizando uma plataforma de integração de última geração otimizada para construir e implementar aplicativos compostos.

Existem outros produtos da IBM para Linux e o que vamos nos aprofundar neste momento é no WAS (WebSphere Application Server).

Para maiores informações, visite o site da IBM.

www.ibm.com

 

WAS – WepSphere Application Server

Este produto possui atualmente três versões:

 

WebSphere Application Server

Oferece uma plataforma de fundação integrada com custo reduzido para fluxos de mensagens e aplicativos de fundação.

 

WebSphere Application Server Community Edition

Fornece um servidor de aplicativos J2EE reduzido desenvolvido com a tecnologia Apache Geronimo.

 

WebSphere Application Server – Express

Fornece J2EE e Web Services para aplicativos “on demand” dinâmicos. É a versão com menos recursos.

 

Detalhando as versões do WAS

WebSphere Application Server

Uma base poderosa suportando ON DEMAND BUSINESS

» Oferece suporte integrado para padrões abertos de Web Services

» Fornece compatibilidade completa com J2EE 1.3, incluindo JMS pronto para corporação

» Fornece uma infra-estrutura avançada rica em segurança e extensível

» Aprimora a flexibilidade através de suporte amplo entre plataformas e várias opções de configuração com uma única base de código de servidor de aplicativos

» Aprimora a produtividade com um ambiente de desenvolvimento integrado baseado em padrões abertos

» Oferece carga de trabalho distribuída e capacidades de armazenamento em cache para otimizar o desempenho de forma inteligente

» Fornece uma administração baseada em um único navegador em todas as opções de implementação

» Aprimora a disponibilidade de aplicações com sofisticada capacidade de cluster e balanceamento de carga

 

WebSphere Application Server for Developers fornece um ambiente de servidor de aplicações run-time para cada desktop de desenvolvedor.

 

WebSphere Application Server Network Deployment oferece serviços de implementação avançados, incluindo clusterização, serviços de ponta e alta disponibilidade para configurações distribuídas.

Esta é a versão para quem quer segurança, estabilidade e interoperabilidade.

Sistemas operacionais e plataformas de hardware apropriadas:

» AIX

» iSeries i5/OS V5R3

» iSeries OS/400 V5R2

» Linux

» Red Hat Enterprise Linux AS 3.0 for POWER

» SUN Solaris

» SUSE Linux Enterprise Server 8 SP3 for POWER

» SUSE Linux Enterprise Server 9 for POWER

» Windows 2000

» Windows NT

» Windows XP

 

WebSphere Application Server Community Edition

O IBM WebSphere® Application Server Community Edition, versão 1.0 é um servidor de aplicativos J2EE (Java™ 2 Platform, Enterprise Edition) reduzido baseado no Apache Geronimo, o projeto de servidor de aplicativos de código aberto da Apache Software Foundation. Suporte técnico opcional baseado em taxas está disponível para compra na IBM.

Os principais benefícios da escolha do WebSphere® Application Server Community Edition incluem:

» O melhor suporte mundial — Obtenha os benefícios do código aberto com a tranqüilidade de que seus aplicativos são apoiados pela IBM. Três opções de suporte da IBM (em inglês) permitem que você adquira o nível de suporte mais apropriado às suas necessidades técnicas e de negócios.

» Início sem custos diretos — Faça o download e demonstre resultados tangíveis rapidamente e sem custos — passe por seus ciclos de desenvolvimento, teste e implementação sem nenhum custo, a menos que você escolha complementar seu conhecimento técnico.

» Pré-integrado para economizar seu tempo e dinheiro — Componentes de linha de base são incluídos em um pacote integrado para ajudá-lo a desenvolver e implementar um aplicativo.

» Customização para adequar-se às suas necessidades de negócios — Amplie a capacidade com recursos customizados ou opte por remover componentes desnecessários para aprimorar ainda mais o produto.

» Foco em seus recursos críticos — Utilize a estrutura inicial da IBM para acelerar o desenvolvimento ou para gerar valor diferenciado para os seus clientes.

» Caminho livre para recursos avançados — A IBM fornecerá um caminho para os mais avançados recursos conforme suas necessidades aumentam no decorrer do tempo, utilizando o abrangente e comprovado portfólio de produtos de middleware da família IBM WebSphere.

Dica: Sobre o WebSphere Application Server Community Edition:

É facilmente transferido por download e não há encargos para utilização do servidor de aplicativos. O código de software que pode ser transferido por download sem encargos está disponível no http://www.ibm.com/developerworks/downloads/ws/wasce/

Sistemas operacionais e plataformas de hardware apropriadas:

WebSphere Application Server Community Edition necessita do versão  IBM JDK 1.4.2 or Sun JDK 1.4.2 para implementação dos produtos.

Site para download:

http://www-128.ibm.com/developerworks/downloads/ws/wasce/

Esta versão tem um diferencial que é possível usar e testar sem custos inicialmente.

 

WebSphere Application Server – Express

Esta é a versão mais simples e prática de instalar. No próximo artigo, vamos ensinar como fazer a instalação da mesma no Linux. A versão usada será o Red hat 4. Mas ver as características deste produtos de acordo com o site da IBM.

Sua porta de entrada para o e-business

» Apresenta uma solução fortemente integrada que inclui um servidor de aplicações Web simplificado, um ambiente de desenvolvimento baseado no WebSphere® Studio e samples de aplicações.

» Minimiza os requerimentos de recursos de TI, orientação por assistente (wizard) e praticamente zero de administração.

» Oferece migrações a outras configurações do WebSphere Application Server e WebSphere Studio.

O que há de novo no WebSphere Application Server, V6.0?

O WebSphere Application Server, V6.0 é compatível com J2EE (Java™ 2 Enterprise Edition) 1.4 e permite uma infra-estrutura “on demand” com os seguintes recursos chave:

» Suporte total a J2EE em todas as ofertas

» Suporte a diversos servidores de aplicações (V5, V5.1 e V6) para uma migração mais flexível para as versões mais recentes do WebSphere Application Server

» Suporte para administração unificada de um ambiente WebSphere Application Server misto (V5.0, V5.1 e V6.0) para uma migração mais flexível para o WebSphere Application Server V6.0

» WebSphere Rapid Deployment para reduzir a complexidade do desenvolvimento e implementação de aplicativos J2EE

» Padrões Web Services adicionais acima do J2EE 1.4 para SOA (Arquitetura Orientada a Serviços)

» Suporte a plataforma ampla, permitindo maior integração de recursos existentes e opções de plataforma de implementação

Suportando as especificações mais recentes de JavaServer Pages, Java™ servlet e Web Services, o WebSphere Application Server – Express pode ajudá-lo a construir Web sites dinâmicos. É possível visualizar as informações nos bancos de dados, executar atualizações simples e criar e utilizar Web Services. Fácil instalação, funcionalidade de administração simplificada e fácil link com o back-end de banco de dados o tornam um encaixe perfeito em soluções para empresas de médio porte.

Sistemas operacionais e plataformas de hardware apropriadas são as mesmas definidas para a versão Server que foi descrito anteriormente.

 Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jarbasteixeira/websphere001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.