Home Tutoriais Desenvolvimento As novidades do Dreamweaver 8.0


Essa nova versão traz mais facilidade para a manutenção e criação de Estilos CSS (Cascading Style Sheets), mostrando que a Macromedia (recentemente vendida para ADOBE) está preocupada com as normas do W3C que recomenda o uso de CSS + XHTML 1.0 que por sinal é “escrito” automaticamente ao se começar a criar uma página no Dreamweaver 8.0. Outra novidade é a melhoria de inserção de vídeo, com uma nova ferramenta que facilita o trabalho. Vou ir esmiuçando as novidades que eu comprovei, se eu esqueci de alguma ou acrescentei alguma é só me avisar ok?

Estilos CSS

No Dreamweaver 8.0 ficou muito mais fácil visualizar e modificar páginas criadas com o auxilio de CSS. Quando clicamos num box CSS por exemplo, ele é realçada com uma moldura colorida. E para não se perder nunca mais em meio aos Boxs CSS você pode colocar uma cor (que logicamente não aparecerá quando você for visualizar ou publicar a página e não irá acrescentar mais nenhuma linha de código indesejável ao código fonte de sua página) é só acionar o menu View e depois visual Aids lá você define uma cor, cor de borda para não se perder.

Os painéis CSS Properties e CSS foram unificados. Nele, é possível visualizar mais facilmente os códigos CSS inseridos na página sem ter que ficar entrando no modo Code ou Split.

Código

Para quem gosta de dar sempre uma espiadinha no código fonte ou mesmo prefere escrever algumas linhas (como eu) o Dreamweaver 8.0 também traz novidades como uma barra de ferramentas, que aparece do lado esquerdo do código, enquanto ele é exibido. Ela contém atalhos que permitem ocultar trechos de código e linhas entre tags, abrir documentos sem usar o Menu e adicionar comentários e até alguns trechos de linguagens como JavaScrip e PHP.

Checagem em vários Browsers

Um recurso muito interessante do Dreamweaver que agora ganhou mais alguns Browsers como o Firefox, é a checagem da página em vários Browsers que pode ser acionado por meio da caixa Target Browser na opção Check Browser Support. Veja na Figura abaixo. Depois você pode ver os resultados em Results, contudo os erros aparecerão, mas pelo menos para mim não substitui o Preview em vários Browsers eu tenho instalado o famigerado Internet Explore, o fabuloso Firefox e o Opera que também acho bom, mas que ainda é pouco usado, mesmo assim faço questão de testar minhas páginas nele, gosto de ver minhas páginas funcionando em qualquer Browser.

XML

Parece que o RSS e o Podcast vieram para ficar mesmo, o Dreamweaver 8 incorporou recursos de Edição XML e XSLT. No painel Application, aba Bindings oferece códigos semiprontos de XML. Basta arrasta-los para qualquer lugar da página ideal para quem está começando.

Integração

Inserir arquivos de outros aplicativos, como Word e Excel, também ficou muito mais simples, com a função paste Special (Isso me faz lembrar o Page Marker rs). É só copiar e colar com Paste Special desta forma o conteúdo aparecerá no Dreamweaver da mesma forma do arquivo de origem.
A tendência de tudo em um continua muito forte como os iPods que são tocadores de MP3, Pendrive, dá até para navegar na web com eles entre outras tadas coisas tudo em um pequeno aparelhinho. Com os softwares não é diferente, o Dreamweaver 8.0 possui um recurso especifico para inclusão de clipes no formato Flash Vídeo, nativo do Flash (Que por sinal a versão 8.0 também está divina, mas o especialista em Flash é Lucas Maçal rs). Para utilizar a ferramenta é só clicar em insert> Media> Flash Vídeo. Surge então uma tela de personalização, na qual o usuário define o tamanho da janela de vídeo, escolhe Skins e insere botões de controle.

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.