Home Tutoriais Desenvolvimento Asp – Objeto Server


O objeto server serve para realizar una ampla gama de coisas, já o havíamos utilizado em muitas ocasiões, como para conectar com uma base de dados ou para conectar com o sistema de arquivos, mas seus usos são muito mais amplos. Neste capítulo, vamos conhecê-lo com maior profundidade.

Como seu próprio nome indica, o objeto Server é utilizado realizar ações relacionadas com o servidor, como instanciar objetos, executar páginas ou transferir a execução a outras páginas. Vamos ver as propriedades e métodos do objeto.

Propriedades

ScriptTimeout Serve para definir o tempo máximo de execução de um script ASP. Limitar o tempo serve para evitar que uma página que tenha algum problema em sua execução chegue a bloquear o servidor ou algum recurso do sistema, de modo que quando passa um tempo a página pára sua execução e libera os recursos.

Somente teremos que utilizar esta variável se o processamento da página demora muito tempo, para que o script não fique na metade de seu processamento por exceder o tempo limite. O tempo padrão é 90.

<%
Server.ScriptTimeout = 200
%>

Métodos

CreateObject (“Id”) Serve para instanciar objetos no servidor, como objetos que conectam com bases de dados, com o sistema de arquivos, objetos para mandar e-mails, etc. Este método devolve sempre uma instancia do objeto com esse identificador. Já vimos exemplos dele em outros capítulos e também os veremos no próximo capítulo.
Execute(“URL”) Pelo ASP 3.0 (IIS 5.0) pode-se executar uma página web por outra página. O controle e o estado da execução transfere-se da primeira página ao qual se indica como parâmetro e quando acaba a execução da página se devolve à página original.
Transfer(“URL”) É o mesmo que a anterior só que o controle da página não se devolve à página original. Somente para ASP 3.0.
GetLastError() Devolve o último erro que ocorreu na execução da página ASP como uma instancia de um ASPError que tem informação sobre o nome do arquivo, a página onde aconteceu o erro, etc.
HTMLEncode(“str”) Recebe uma cadeia a qual substitui os caracteres especiais do HTML, por exemplo, < converte-se em &lt;

<%
cadeia = Server.HTMLEncode(“Isto é uma <b>Besteira</b>, este texto “”é falso”” Ok?”)
response.write cadeia
%>

Isto nos devolveria
Isto é uma &lt;b&gt;Tonter&#237;a&lt;/b&gt;, este texto &quot;é falso&quot; &#191;Ok?

URLEncode(“str”) Quando mandamos informação como parâmetro pela URL devemos converter certo tipo de caracteres que não são válidos, como os espaços ou outros símbolos, por seus correspondentes códigos, por exemplo, + utiliza-se para o espaço ou %23 para o caractere #.

<%
cadeia = Server.URLEncode(“caractere invalido!”)
response.write cadeia
%>

Que nos devolveria
car%E1cter+no+valido%21 e poderíamos utiliza-lo para construir um link deste modo.

<a href=”http://www.desarrolloweb.com?param= <%=Server.URLEncode(“caractere inválido!”)%>”>
caractere inválido!
</a>

MapPath(“url”) Devolve a rota completa no disco do arquivo indicado com o parâmetro URL.

<%
cadeia = server.MapPath(“index.asp”)
response.write cadeia
%>

Devolveria algo parecido a isto
C:inetpubwwwrootindex.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.