BranchCache no Server 2012

O BranchCache no Windows Server 2012 e no Windows 8 fornece melhorias substanciais de desempenho, capacidade de gerenciamento, escalabilidade e disponibilidade.

  • Os tamanhos dos escritórios e o número de filiais não são limitados. O BranchCache dá suporte a um número indefinido de escritórios de qualquer tamanho quando você implanta o modo de cache hospedado com vários servidores de cache hospedado.
  • Não há requisitos de GPO (Objeto de Política de Grupo) para cada escritório, simplificando a implantação. Tudo o que é necessário para implantar o BranchCache em organizações de qualquer tamanho (de grandes empresas a pequenos negócios) é um único GPO com um pequeno grupo de configurações.
  • A configuração do computador cliente é automática. Por padrão, os clientes podem ser configurados por meio da Política de Grupo como clientes no modo de cache distribuído, mas eles procuram um servidor de cache hospedado e, se um for detectado, os clientes serão automaticamente configurados como clientes no modo de cache hospedado.
  • O BranchCache está profundamente integrado ao servidor de arquivos do Windows. O BranchCache usa a tecnologia de última geração do servidor de arquivos do Windows para dividir os arquivos em pequenas partes e eliminar duplicatas. Isso aumenta muito a chance de encontrar partes duplicadas em arquivos independentes, gerando mais economia de largura de banda. O BranchCache também é mais tolerante a pequenas alterações em arquivos grandes. Além disso, os cálculos de divisão de arquivo são realizados somente uma vez. Quando um computador cliente que executa o Windows 8 baixa conteúdo de um servidor de arquivos ou servidor Web que executa Windows Server 2012 e está usando a nova tecnologia de Eliminação de Duplicação de Dados, não é necessário que o BranchCache gaste ciclos de CPU calculando como dividir o conteúdo, porque o servidor de arquivos e o servidor Web já fizeram esses cálculos.
  • O conteúdo duplicado é armazenado e baixado uma vez. Quando há um contexto idêntico em um arquivo (ou em vários arquivos no servidor de conteúdo ou no servidor de cache hospedado), o BranchCache armazena somente uma instância do conteúdo, o que proporciona economia de armazenamento em disco. Além disso, os computadores clientes nos locais dos escritórios baixam somente uma instância do conteúdo duplicado, o que permite economizar ainda mais largura de banda da WAN.
  • Pequenas alterações em grandes arquivos geram economia de largura de banda. Agora o BranchCache divide os arquivos e as páginas da Web em partes menores. O BranchCache usa um sistema de agrupamento do servidor de arquivos altamente otimizado para selecionar pontos de divisão inteligentes dentro dos arquivos. Isso permite que os computadores clientes baixem somente a parte alterada do arquivo.
  • Criação offline de informações de conteúdo. Quando você implanta um servidor de arquivos ou um servidor Web habilitado para BranchCache como um servidor de conteúdo, as informações de conteúdo são calculadas offline, bem antes de o cliente do BranchCache solicitar um arquivo. Isso proporciona um desempenho melhor e mais economia de largura de banda, pois as informações de conteúdo ficam preparadas para o primeiro cliente que solicita o conteúdo e os cálculos já foram realizados.
  • Criptografia de Cache. Agora, por padrão, os dados são armazenados criptografados. Isso permite assegurar a segurança dos dados sem o uso de tecnologias de criptografia de unidades.
  • Pré-carregamento de cache. As novas ferramentas disponíveis permitem carregar conteúdo armazenável em cache nos servidores de cache hospedado antes que o conteúdo seja solicitado por computadores clientes. Você pode pré-carregar conteúdo de mídias (como DVDs ou discos rígidos) ou transferir o conteúdo pela rede para o servidor de cache hospedado.
  • O BranchCache agora é gerenciado pelo PowerShell e pela WMI (Instrumentação de Gerenciamento do Windows). Isso permite a geração de scripts e o gerenciamento remoto de servidores de conteúdo, servidores de cache hospedado e computadores clientes do BranchCache.

Além dessas melhorias, as seguintes melhorias no modo de cache hospedado e nos servidores de chave hospedado estão incluídas no Windows Server 2012.

  • Implantação de vários servidores de cache hospedado. Na versão anterior do BranchCache, só era possível implantar um servidor de cache hospedado por escritório. O Windows Server 2012 permite dimensionar as implantações do modo de cache hospedado para escritórios de qualquer tamanho, para você implantar quantos servidores de cache hospedado forem necessários em um local.
  • Melhor desempenho do banco de dados. Agora o BranchCache usa a tecnologia de banco de dados ESE (Mecanismo de Armazenamento Extensível), que habilita o Microsoft Exchange Server. Isso permite que um único servidor de cache hospedado acompanhe as demandas de mais pessoas usando o mesmo hardware. Ele também permite que um servidor de cache hospedado armazene uma quantidade consideravelmente maior de dados (na ordem de terabytes), o que é necessário para proporcionar uma otimização maior para grandes organizações.
  • Nenhum requisito de certificado de servidor. Antigamente, os servidores de cache hospedado precisavam ter um certificado de servidor emitido por uma AC (autoridade de certificação) de confiança dos computadores clientes do escritório. A implantação de uma infraestrutura de chave pública com uma ou mais CAs é complexa e cara. Mas agora esse requisito foi retirado, pois a segurança do BranchCache foi aprimorada com criptografia de dados e outras tecnologias.

O BranchCache inclui novas configurações de Política de Grupo e Política de Grupo Local. São elas:

  • Suporte à Versão de Hash do BranchCache. Essa configuração de política especifica se o serviço de geração de hash do BranchCache dá suporte a hashes versão 1 (V1), versão 2 (V2) ou ambas V1 e V2. Os hashes, também chamados de informações de conteúdo, são criados com base nos dados em pastas compartilhadas onde o BranchCache está habilitado. As informações de conteúdo V2 descrevem pedaços de dados menores, variáveis, e proporcionam economias ainda maiores de largura de banda de WAN. Os hashes V1 são compatíveis com o Windows 7 e o Windows Server 2008 R2; os hashes V2 são compatíveis com o Windows 8 e o Windows Server 2012. Se você especificar apenas uma versão compatível, as informações de conteúdo para essa versão serão o único tipo que é gerado pelo BranchCache e o único tipo de informações de conteúdo que poderão ser obtidos por computadores cliente. Por exemplo, se você habilitar o suporte a hashes V1, o BranchCache gerará somente hashes V1 e os computadores cliente (mesmo aqueles que estão executando o Windows 8) poderão obter somente os hashes V1.
  • Definir o tempo decorrido dos segmentos no cache de dados. Essa configuração de política especifica o tempo decorrido, em dias, durante o qual os segmentos serão válidos no cache de dados do BranchCache nos computadores clientes. Se você habilitar essa configuração de política, será possível configurar o período máximo para segmentos no cache de dados. Se você desabilitar ou não configurar essa configuração de política, o período padrão, será definido como 28 dias.
  • Configurar o Suporte à Versão Cliente do BranchCache. Essa configuração de política define se os computadores clientes habilitados para BranchCache operam em modo de downgrade para manter a compatibilidade com versões anteriores do BranchCache. Se os computadores clientes não usarem a mesma versão do BranchCache, a eficiência de cache poderá ser reduzida, pois os computadores clientes que usam versões diferentes do BranchCache poderão armazenar dados de cache em formatos incompatíveis. Se você habilitar essa configuração de política, todos os clientes usarão a versão do BranchCache especificada nas opções da política. As versões que você pode selecionar nas opções da política são:
    • Windows Vista com BITS 4.0 instalado, Windows 7 ou Windows Server 2008 R2. Se você selecionar essa versão, as versões posteriores do Windows executarão a versão do BranchCache incluída nesses sistemas operacionais em vez de versões posteriores.
    • Windows 8 ou Windows Server 2012 Se você selecionar essa versão, as versões posteriores do Windows executarão a versão do BranchCache incluída nesses sistemas operacionais.

    Se você não definir essa configuração, todos os clientes usarão a versão do BranchCache correspondente ao sistema operacional.

  • Configurar Servidores de Cache Hospedado. Essa configuração de política especifica se os computadores clientes são configurados para usar o modo de cache hospedado, além de fornecer os nomes dos computadores dos servidores de cache hospedado que estão disponíveis para os computadores clientes. O modo de cache hospedado permite que os computadores clientes em filiais recuperem conteúdo de um ou mais servidores de cache hospedado instalados no mesmo local do escritório. Você pode usar essa configuração para configurar automaticamente os computadores clientes configurados para o modo de cache hospedado com os nomes de computadores dos servidores de cache hospedado na filial.

    Se você habilitar essa configuração de política e especificar nomes de computadores válidos dos servidores de cache hospedado, o modo de cache hospedado será habilitado para todos os computadores clientes aos quais a configuração de política for aplicada. Para que essa configuração de política tenha efeito, também é necessário habilitar a configuração de política “Ativar o BranchCache”.

    Essa configuração de política só pode ser aplicada aos computadores cliente que estão executando o Windows 8. Essa política não tem efeito em computadores que estão executando o Windows 7 ou o Windows Vista. Além da configuração de política “Definir o modo Cache Hospedado do BranchCache”, os computadores clientes aos quais essa configuração de política está aplicada usam os servidores de cache hospedado especificados na configuração e não usam o servidor de cache hospedado configurado na configuração “Definir o modo Cache Hospedado do BranchCache”.

    Se você desabilitar ou não configurar essa configuração de política, os computadores clientes configurados com o modo de cache hospedado ainda funcionarão corretamente.

  • Habilitar Descoberta Automática de Cache Hospedado por Ponto de Conexão de Serviço. Essa configuração de política especifica se os computadores clientes devem tentar a configuração automática do modo de cache hospedado procurando pontos de conexão do serviço de publicação dos servidores de cache hospedado associados ao site atual do Active Directory do cliente. Se você habilitar essa configuração de política, os computadores clientes as quais a configuração for aplicada procurarão servidores de cache hospedado usando o Active Directory, dando prioridade a esses servidores e ao modo de cache hospedado em vez da configuração manual do BranchCache ou da configuração do BranchCache especificada por outras políticas de grupo.

    Se você habilitar essa política junto com “Ativar o BranchCache”, os clientes do BranchCache tentarão detectar os servidores de cache hospedado na filial local. Se os computadores clientes detectarem servidores de cache hospedado, o modo de cache hospedado será ativado. Se eles não detectarem esses servidores, o modo de cache hospedado não será ativado e o cliente usará qualquer outra configuração especificada manualmente ou pela Política de Grupo.

    Quando essa política de grupo é aplicada, o computador cliente realiza (ou não) a detecção automática do servidor de cache hospedado sob as seguintes circunstâncias:

    • Se não houver outra configuração de política do BranchCache com base em modo configurada, o computador cliente realizará detecção automática do servidor de cache hospedado. Se forem localizados um ou mais servidores de cache hospedado, o computador cliente será automaticamente configurado para o modo de cache hospedado.
    • Se, além dessa configuração de política, for aplicada a configuração de política “Definir o modo Cache Distribuído do BranchCache”, o computador cliente realizará a detecção automática do servidor de cache hospedado. Se forem localizados um ou mais servidores de cache hospedado, o computador cliente será automaticamente configurado somente para o modo de cache hospedado.
    • Se a configuração de política “Definir o modo Cache Hospedado do BranchCache” for aplicada, o computador cliente não realizará a detecção automática do cache hospedado. Isso também ocorre quando a configuração de política “Configurar Servidores de Cache Gerenciado”.

    Essa configuração de política só pode ser aplicada aos computadores cliente que estão executando o Windows 8. Essa política não tem efeito em computadores que estão executando o Windows 7 ou o Windows Vista. Se você desabilitar ou não configurar essa configuração, o cliente não tentará detectar os servidores de cache hospedado por ponto de conexão de serviço.

As seguintes configurações de Política de Grupo do BranchCache também estavam presentes na versão anterior do BranchCache. Essas configurações de política têm suporte em computadores que executam o Windows 8, o Windows Server 2012, o Windows 7, oWindows Server 2008 R2 e as edições Windows Vista Business, Enterprise e Ultimate com o BITS 4.0 instalado.

  • Habilitar o BranchCache. Essa configuração de política especifica se o BranchCache está habilitado nos computadores clientes aos quais essa política é aplicada. Além dessa configuração de política, você deve especificar se os computadores são clientes no modo de cache hospedado ou cache distribuído. Para isso, defina uma das seguintes configurações de política:
    • Definir o modo Cache Distribuído do BranchCache
    • Definir o modo Cache Hospedado do BranchCache
    • Configurar Servidores de Cache Hospedado
  • Definir o Modo Cache Distribuído do BranchCache. Essa configuração de política especifica se o modo de cache distribuído do BranchCache está habilitado nos computadores clientes aos quais essa política é aplicada. Além dessa política, você deve usar a política “Ativar o BranchCache” para habilitar o BranchCache em computadores clientes. No modo de cache distribuído, os computadores clientes baixam conteúdo dos servidores de conteúdo da matriz habilitados pelo BranchCache, armazenam o conteúdo em cache localmente e enviam o conteúdo para outros BranchCache clientes no modo de cache distribuído na matriz.
  • Definir o Modo Cache Hospedado do BranchCache. Essa configuração de política especifica se o modo de cache hospedado do BranchCache está habilitado nos computadores clientes aos quais essa política é aplicada. Além dessa política, você deve usar a política “Ativar o BranchCache” para habilitar o BranchCache em computadores clientes. Quando um computador cliente é configurado como cliente no modo de cache hospedado, ele pode baixar conteúdo em cache de um servidor de cache hospedado localizado na filial. Além disso, quando o cliente de cache hospedado obtém conteúdo de um servidor de conteúdo, o cliente pode fazer upload do conteúdo no servidor de cache hospedado para que seja acessado por outros clientes de cache hospedado na filial.
  • Configurar o BranchCache para arquivos de rede. Essa configuração de política é usada somente quando você implanta um ou mais servidores de arquivos habilitados para BranchCache na matriz. Essa configuração de política especifica quando os computadores clientes em filiais começam a armazenar conteúdo em cache dos servidores de arquivos na latência (ou atraso) de rede que ocorre quando os clientes baixam conteúdo da matriz por um link de WAN. Quando você configura um valor para essa configuração (que é a latência de rede de ida e volta máxima permitida antes do início do armazenamento em cache), os clientes não armazenam conteúdo em cache até que a latência de rede atinja o valor especificado. Quando a latência é maior do que o valor, os clientes começam a armazenar o conteúdo em cache depois que o recebem dos servidores de arquivos.
  • Definir a porcentagem do espaço em disco usada pelo cache do computador cliente. Essa configuração de política especifica a porcentagem padrão do espaço em disco total que é alocado para o cache de disco do BranchCache nos computadores clientes. Se você habilitar esta configuração de política, poderá configurar a porcentagem do espaço em disco total para alocar o cache. Se você desabilitar ou não configurar essa configuração de política, o cache será definido como 5% do espaço total em disco no computador cliente.
  • Publicação de Hash para BranchCache. Essa configuração de política especifica se um serviço de geração de hash vai gerar hashes (também chamados de informações de conteúdo) para dados armazenados em pastas compartilhadas. Essa configuração de política deve ser aplicada a computadores clientes que possuam a função Serviços de Arquivo e tenham os serviços de função Servidor de Arquivos e BranchCache para Arquivos de Rede instalados.

Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj127252.aspx

Deixe um comentário