Home Tutoriais Desenvolvimento Cadeias PHP


Uma das variáveis mais frequentes as que teremos que fazer frente na maioria dos nossos scripts são as cadeias, que não são mais que informação de carácter não numérico (textos, por exemplo).

Para atribuir a uma variável um conteúdo deste tipo, escrevemo-lo entre aspas dando lugar a declarações deste tipo:

$cadeia=”Esta é a informação da minha variável”

Se queremos ver no ecrã o valor de uma variável ou uma mensagem qualquer usaremos o comando echo como já dissemos anteriormente:

echo $cadeia //sacaria “Esta é a informação da minha variável”

echo ” Esta é a informação da minha variável ” //daria o mesmo resultado

Podemos concatenar várias cadeias pondo um ponto entre elas:

<?
$cadeia1=”Cão”;
$cadeia2=” morde”;
$cadeia3=$cadeia1.$cadeia2;
echo $cadeia3 //O resultado é: “Cão morde”
?>

Também podemos introduzir variáveis dentro da nossa cadeia o qual nos pode ajudar muito a desenvolver os nossos scripts. O que veremos não é o nome, mas sim o valor da variável.

<?
$a=55;
$mensagem=”Tenho $a anos”;
echo $mensagem //O resultado é: “Tenho 55 anos”
?>

A pergunta que podemos fazer-nos agora é… Então, como faço para que em vez do valor “55” me saia o texto “$a”? Noutras palavras, como se faz para que o símbolo $ não defina uma variável mas sim que seja tomado tal qual. Esta pergunta é interessante tal que em alguns scripts este símbolo deve ser utilizado por uma simples razão comercial (pago em dólares por exemplo) e se não o escrevermos tal qual, o computador vai pensar que o que vem detrás é uma variável quando não o é.

Pois bem, pra meter este e outros caracteres utilizados pela linguagem dentro de cadeias e não confundi-las, temos que escrever uma contrabarra a frente:

Caracter Efeito na cadeia
$ Escreve dólar na cadeia
Escreve aspas na cadeia
\ Escreve contrabarra na cadeia
8/2 Escreve 8/2 e não 4 na cadeia

Também existem outras utilidades de esta contrabarra que nos permitem introduzir no nosso documento HTML determinados eventos:

Caracter Efeito na cadeia
t Introduz una tabulação no nosso texto
n Mudamos de linha
r Salto de linha

Estas mudanças de linha e tabulações têm unicamente efeito no código e no texto executado pelo navegador. Noutras palavras, se queremos que o nosso texto seja executado mude de linha temos de introduzir um echo ”
” e não echo”n” pois este ultimo só muda de linha no ficheiro HTML criado ao enviar ao navegador quando a página seja executada no servidor. A diferença entre estes dois elementos pode ser facilmente compreendida observando o código fonte produzido ao executar o script:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE>mudancalinha.php</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<?echo “Olá, n continuo na mesma linha executada mas não no código fonte.<br>Agora mudo de linha executada mas continuo na mesma no código fonte.”?>
</BODY>
</HTML>

Dá uma vista de olhos ao código fonte do navegador

O código fonte que observaríamos seria o seguinte:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE>mudancalinha.php</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
Olá,
continuo na mesma linha executada mas não no código fonte.<br>Agora mudo de linha executada mas continuo na mesma no código fonte.
</ BODY>
</HTML>

As cadeias podem ser tratadas por meio de funções de todo tipo. Veremos estas funções mais à frente com mais detalhe. Só devemos reter que existem muitas possíveis acções que podemos realizar sobre elas: Dividi-las em palavras, eliminar espaços que sobram, localizar sequências, mudar caracteres especiais pelo seu correspondente em HTML ou inclusive sacar as etiquetas META de uma página web.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/84.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.