Home Tutoriais Marketing Digital Características que deve ter todo o link entrante para seu website


Há aproximadamente 3 anos que a empresa para a qual trabalho usa o Link Building como principal técnica para implementar as estratégias SEO de seus clientes. Têm sido três anos de aprendizagem onde detectamos a capacidade de influência de um link com uma boa qualidade frente a um de menor qualidade.

No princípio, os LINK BUILDERS (construtores de links) planificavam a execução de seus trabalhos mediante a criação de links de maneira indiscriminada sem seguir políticas claras. Isto os convertia em uma espécie de spammers e certamente seu trabalho estava longe de gerar uma influência positiva.

Pelo exposto anteriormente é de vital importância que os links gerados cumpram com todas as características descritas a seguir:

Aspectos fundamentais do Anchor Text

O anchor text é o texto que pode ser lido no link, que aparece com a cor definida para os links no website. Dito de outra maneira, o anchor text, ou texto do link, é aquilo que está escrito dentro da etiqueta A do link. Os textos dos links devem ter uma série de características desejáveis.

  1. Links no mesmo idioma da página de destino: O anchor text dos links deve ser o do mesmo idioma da página destino. Assim, por exemplo, se a página de destino está em inglês o anchor text dos links deve ser em inglês.
  2. Links com palavras chave significativas: Este é um dos erros mais frequentes. É comum ver links com anchor text como os seguintes:
    Clique aqui
    Obtenha mais informação
    Este tipo de anchor text temos que suprimi- los por completo de todos os websites, o anchor text é a única ferramenta que podem usar os buscadores para antecipar o tipo de conteúdo com que se depararão na página destino.
  3. Links entre 3 e 8 palavras: É uma medida sugerida, o importante é saber que o anchor text do link não deve ser muito curto (pois não se teria a oportunidade de agregar frases relevantes) mas tampouco deve passar dos 70 caracteres.

Aspectos Técnicos fundamentais

Os aspectos técnicos devem ser analisados no código HTML do link. Normalmente são propriedades da etiqueta A

  1. Links dofollow: Dofollow é o contrário de NO FOLLOW, isto significa que o link não deve ter como valor do atributo rel a propriedade NOFOLLOW. Ou seja, o dofollow é o comportamento predeterminado dos links, que se pode variar colocando o atributo rel=”nofollow”, o que em princípio não é desejável para os links que se dirigem para nossa página web.
    A propriedade nofollow indica aos buscadores que não rastreiem a página destino do link. No entanto, há casos onde os links NOFOLLOW resultam importantes para as estratégias SEO. Um destes exemplos é a obtenção de links em http://www.delicious.com ( Agora em um período de transição ) que apesar de gerarem links NOFOLLOW acrescentam bastante ranking aos websites.
  2. Links sem redirecionamento: Um link deve ser puro e ir diretamente à página de destino. Habitualmente se detectam links com redirecionamento em diretórios ou sites que usam encurtadores de URLs (como goo.gl).
  3. Links que direcionam com Javascript: Ainda que os buscadores modernos tenham a capacidade de seguir os links apontados com Javascript, o recomendável é ter uma URL limpa para facilitar a indexação e reduzir a probabilidade de erros.

Tendo em conta estas características temos todas as condições técnicas para que os links sejam efetivos em nossa estratégia SEO.

Em um trabalho de link building resulta impossível conseguir que todos os links cumpram com todas estas características (na verdade tampouco é recomendável). Entretanto, ter a grande maioria de links com políticas de qualidade contrárias às aqui expostas poderia resultar em uma campanha SEO insatisfatória.

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.