Home Tutoriais Marketing Digital Como anunciar no Facebook em 4 passos


Não é novidade: O Facebook é a maior rede social do mundo! Em outubro de 2013 atingiu a marca de 1,2 bilhões de usuários! A estrutura de organização do Facebook além de permitir a conexão de pessoas e desenvolver vários tipos de relações entre elas, está se revelando uma forma bacana de levar os produtos e serviços por quem se interessa por eles através das campanhas e anúncios do Facebook Ads, fortalecendo a expansão de empresas no âmbito digital.

Você sabe como criar campanhas e anunciar seus produtos, serviços, sites ou fã pages no Facebook? Como alcançar as pessoas que se interessam pelo que você oferece? Não? Então vamos lá! Realize o login em sua conta ou página empresarial como administrador. Procure no canto esquerdo na seção “páginas” a opção criar anúncios.

  1. Objetivo de Campanha

Qual é o objetivo da sua campanha? Que aumente as opções curtir e compartilhar da sua fã page? Ou que aumentem os cliques em seu site? Aumento de conversões? Instalação de um aplicativo? Participação em um evento? É aqui que você definirá qual o retorno que você quer ter com os anúncios do Facebook Ads!

1.1. Código Pixel

Se optar por uma conversão específica, que pode ser desde o clique em um banner até mesmo a venda de um produto, é preciso instalar previamente um pixel de conversão em seu site: Utilizando o Google Chrome como navegador, é preciso acessar o Power Editor (Painel de gerenciamento de campanhas e anúncios) e clicar em “criar pixel de conversão” no canto superior direito da página. Algumas das categorias de conversão que podem ser escolhidas são:

• Realização de cadastro

• Visualização de página

• Itens adicionados ao carrinho

• Efetuação do pagamento

Depois de escolhida a conversão pretendida, será gerado um código pixel que precisa ser integrado ao código fonte da página do site que deseja que ocorra a conversão. Por exemplo, se objetivo é a venda de um produto, o código deve ser colocado entre as tags <head> e </head> na HTML da página de conclusão de compra.

  1. Criando um anúncio

Após determinado o objetivo de sua campanha, é hora de criar os anúncios! Você será direcionado a uma página para escolher a forma com que eles serão mostrados aos usuários que correspondem aos interesses referentes ao seu objeto de campanha.

2.1. Imagem e Texto

Você pode escolher até 6 imagens diferentes para criação de anúncios, certifique-se de que as imagens escolhidas são realmente relevantes e atraem o olhar do público consumidor para um possível clique. Se você é uma empresa de calçados e quer anunciar botas femininas, pode valer mais a pena investir em uma foto de uma modelo com o par de botas, ou seja, imersas em um contexto, do que somente a foto do produto, por exemplo. O que deve ser levado em consideração na escolha das imagens é seu objetivo, mas uma dica simples é prestar atenção no contexto.

Você ainda tem um espaço de 25 e 90 caracteres para configurar Título e Descrição das campanhas, respectivamente. Preocupe-se em ser objetivo e levar ao possível consumidor informações claras e ao mesmo tempo envolventes e criativas.

2.2.  Posição de anúncios

Dependendo do objetivo que você quer alcançar com as campanhas no Facebook Ads, é possível configurar para que seus anúncios sejam mostrados de duas maneiras:

• Feed de notícias: O anúncio aparecerá com um banner de 600 x 225 pixels em meio às notificações recentes do usuário (timeline), contendo título e descrição. Se você quer que sua fã page receba mais curtidas, por exemplo, esta é uma saída interessante já que o anúncio levará consigo um botão para curtir logo abaixo. Prático e simples.

• Coluna direita: Nesta modalidade os usuários visualizarão anúncios menores no canto direito da tela, contendo as mesmas informações de título e descrição criadas anteriormente.

  1. Encontre seu público

Esta é uma das etapas mais importantes de toda a criação do anúncio: É quando você delimitará seu público-alvo, ou seja, para quem seu anúncio será mostrado. É utilizando esta etapa da otimização que o Facebook levará seu anúncio para quem se interessa por ele através de filtros como: Localização, idioma, sexo, idade, formação, estado civil e, sobretudo, itens de interesse abrangentes.

  1. Definição de Campanha

Se desde o início deste tutorial você está se perguntando quanto custa anunciar no Facebook, a resposta é: Quanto você quer pagar? A delimitação do orçamento de gasto diário ou vitalício na ferramenta de publicidade da rede social depende de fatores como: Quanto você está disposto a investir e quantidade de público impactado pelos anúncios.

O que se pode configurar é a maneira como a tarifação ocorre, através do custo de lance por milhares de impressões (visualizações) de anúncios (CPM), a tarifação de lances por clique (CPC), custo por milhares otimizado (oCPM), qu é o tipo de lance que leva seu anúncio por uma quantidade maior de filtros, delimitando ainda mais mais seu público-alvo através de interesses específicos, aumentando a probabilidade de realização das ações desejadas. Ou ainda o custo por aquisição (CPA), que é o tipo de lance que tem por objetivo fazer com que o usuário realize as ações através do seu anúncio, bastante indicado para quem tem por objetivo o aumento das conversões via Facebook.

Pronto! Seu anúncio já está configurado e pronto para ser revisado pelos profissionais do Facebook. Para que seu anúncio não seja reprovado, antes de clicar no botão “Rever Pedido” ao fim da página, leia as regras de propaganda. Para mais informações acesse a página do Facebook for business.

Postado por FastCom