Home Tutoriais CMS Como criar seu próprio Blog?


Existem várias formas para ter nosso próprio blog, apresentaremos agora um pequeno resumo destas e mais adiante passaremos a detalhar as mais importantes vias de criação de um blog. Agora as enumeraremos para que tenham uma idéia e possam ir vendo cada uma para assim poder escolher melhor a que mais gostem, interessem ou se adaptem a suas necessidades.

1) Criar nós mesmos uma página web

A primeira das opções que propomos para a criação de um blog é programá-lo nós mesmos, como se se tratasse de qualquer outra web. Ou seja, fazer nossa web desde zero, com qualquer tecnologia, como HTML, PHP, ASP, etc. Esta opção nos dará mais trabalho porque partiremos de zero, porém mais reconhecimento a nível pessoal, já que não haverá outro blog igual, e você mesmo colocará os limites. Através dos manuais de CriarWeb.com você poderá aprender todas as coisas necessárias para começar a criar uma página web.

Como podemos saber, existem diversos sistemas para criar blogs, que nos oferecem a estrutura necessária para publicar artigos, de modo que só tenhamos que nos preocupar pela redação e a publicação de conteúdos. Estamos criando uma série de artigos para explicar estas outras opções, que serão muito adequadas para grande parte dos futuros bloggers.

2) Utilizar web sites que oferecem serviços de criação de blogs

Por outro lado, você pode criar um blog a partir das páginas web que lhe dão esta opção. Estas webs lhe oferecem hosting para seus blogs, assim como planilhas de desenhos e completos sistemas de administração, para publicar os conteúdos. Existem tanto sistemas gratuitos quanto sistemas pagos.

Dentro destas páginas podemos citar as principais páginas escolhidas pelos usuários na hora de criar blogs a partir de planilhas pré-desenhadas:

  • Blogger: O serviço de Google para a criação de blogs
  • WordPress: Um serviço de criação de blogs baseado possivelmente no melhor gerenciador de conteúdos para blogs.
  • CriarumBlog:Um site em português onde se pode criar um blog facilmente.
  • Guiarte.com: um website espanhol de viagens que permite criar blogs ou diários de viagens, com utilidades enfocadas a viajantes que querem publicar seus itinerários de viagens.
  • myspace: um site muito popular em inglês, e com versão em português, para criação de espaços pessoais e de comunidades.
  • xanga: Site popular em inglês para criar blogs, um dos pioneiros em oferecer o serviço.

3)Utilizar um CMS para a criação de um blog

Embora existam uma infinidade de páginas que nos possam ajudar a criar um blog em poucos passos e praticamente sem conhecimentos de programação web, também podemos ter a ajuda de sistemas CMS para criá-los, porém temos um artigo “Sistemas CMS para a criação de blogs”, onde repassamos estes sistemas detalhadamente.

Quando você utiliza um CMS, geralmente tem que baixá-lo e instalá-lo em seu espaço de hosting em um servidor de internet. Logo, teria que configurá-lo e personalizá-lo, porém, este esforço tem várias vantagens. Primeiro, não depende de outros para a publicação de seus conteúdos e segundo, as possibilidades de personalização serão muito maiores. Também cabe destacar que ao publicar seu blog com um CMS não terá que criar a página desde zero, e sim aproveitará o esforço de outros desenvolvedores para colocar em andamento seu projeto com ferramentas de publicação avançadas.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/como-criar-seu-proprio-blog.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.