Home Tutoriais Sistemas Operacionais Como descobrir o IP no Ubuntu Linux


Este tutorial ensina a descobrir o endereço IP do seu computador na distribuição Ubuntu doLinux. Vale ressaltar que, embora este tutorial utilize o Ubuntu como base, ele pode ser seguido por usuários de qualquer distribuição que utilize a interface Gnome 3.

O endereço IP (Internet Protocol) é o responsável por identificar o computador em uma rede. Saber esse endereço é importante quando se deseja conectar com outros computadores na rede ou mesmo para acessar os seus arquivos a partir de um dispositivo de mídia.

Passo 1. Na barra de menus, clique no ícone da rede, como destacado na Figura abaixo, e escolha a opção “Network Settings”;

Menu para configuração de rede (Reprodução / Pedro Pisa).
Menu para configuração de rede (Reprodução / Pedro Pisa).

Passo 2. Na janela de configurações, estará presente o seu endereço IP. Observe que no exemplo, em destaque, o computador possui o endereço IP 192.168.0.2.

Dependendo do seu método de acesso à Internet, esse endereço poderá ser público, para todos da acessarem, como é o caso dos acessos discados ou 3G, ou privado, para acesso apenas da sua rede local, como é o caso de acesso banda larga com roteadores sem fio.

 

De antemão, sabe-se que os números de endereço IP privados, ou seja, aqueles que são acessados apenas na sua rede doméstica são os endereços dos formatos 10.*.*.* ou 192.168.*.*, onde * representa qualquer número de 0 a 255. No exemplo da Figura abaixo, o endereço é acessível apenas dentro da rede local.

Na janela de configurações, além do endereço IP do seu computador, você obtêm a máscara de sub-rede (Subnet Mask), o endereço IP do seu roteador padrão (Default Route) e os endereços dos servidores de DNS (Domain Name Server) utilizados, entre outras informações.

O Roteador padrão é aquele utilizado pelo computador para enviar todas as informações que devem seguir para a Internet. Já a máscara de sub-rede determina os endereços IP possíveis para essa rede. Nesse exemplo, a rede permite endereços que variem nos dois últimos campos, pois a máscara possui 0 nos dois últimos campos. O servidor de DNS é responsável por traduzir as URLs digitadas para o endereço IP correspondente.

 

Passo 3. No Linux, todas as tarefas realizadas pela interface gráfica são também realizados por meio do terminal. Essa parte desse tutorial vale para qualquer distribuição Linux. Abra o terminal;

 

Passo 4. O comando responsável por exibir as informações de rede é o ‘ifconfig’. Ele exibe os dados de todas as interfaces de rede habilitadas. No caso da Figura abaixo, temos as informações da interface de rede cabeada (eth0) e da interface local (lo). O endereço IP da interface de rede cabeada é 192.168.0.2, tal como apresentado pela interface gráfica.

É importante ressaltar que em algumas distribuições Linux, como o Debian, por exemplo, esse comando não é acessível diretamente pelos usuários do sistema. Ele requer privilégios de administrador (root). No entanto, apenas para exibir as informações, nos sistemas que requerem privilégios, basta o usuário digitar o comando ‘/sbin/ifconfig’ para obter o mesmo resultado.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/04/como-descobrir-o-ip-no-ubuntu-linux.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.