Home Tutoriais Banco de Dados Como instalar, passo a passo o: Apache, Mysql, Perl e módulos necessários...


Creio que você esteja utilizando o Windows, até onde eu sei você pode ter problemas na hora de instalar alguns módulos do CPAN. Na minha experiência com o Windows, a maneira mais simples de instalar passo a passo os programas e módulos necessários para o Perl conectar o Banco de Dados Mysql ou PostgreSQL, é por meio do ActivePerl que tem um ótimo gerenciador de módulos PPM, totalmente compatíveis com o Windows e de fácil instalação.

Você pode substituir o ActivePerl, por Strawberry Perl [1], que é compatível também, bem como você pode substituir o MySQL pelo PostgreSQL [2], porem na minha experiência, eu não conseguir instalar alguns módulos fundamentais do CPAN no Strawberry Perl.

Estes procedimentos abaixo informarão como instalar os módulos de acesso ao Banco de Dados Mysql no Windows [4] e também foi publicado conforme registro na lista Cascavel [3].

Antes de tudo, desinstale e/ou exclua os programas, pastas e variáveis do sistema referentes aos programas: Apache, Mysql, Perl.

1 – Baixe e instale o Apache [5] na pasta: C:Apache2.2

2 – Baixe e instale o Servidor Mysql [6] na pasta: C:Mysql5

3 – Baixe e instale o ActivePerl [7] na pasta: C:Perl

4 – Abra o gerenciador de módulos do ActivePerl, no menu: InícioProgramasActivePerl 5.8.8 Build 822Perl Package Manager

5 – No gerenciador de módulos, clique no menu: EditPreferences

6 – No campo nome: Theoretical

7 – No campo Location digite: http://theoryx5.uwinnipeg.ca/ppms/package.xml

8 – Clique no botão: Ok

9 – Clique no menu: ViewAll Packages

10 – Selecione o módulo necessário que constam na lista [8], um a um, clicando com o botão direito do mouse sobre ele e depois em: Install Nome_do_módulo

11 – Clique no menu: FileRun Marked Actions (A partir deste passo, você será informado na aba inferior: Status, sobre todo o processo de instalação dos módulos previamente selecionados, caso algum módulo não instale, por favor, reproduza o status do erro para nós. Lembrando que quando você instalar um módulo e der algo errado, procure saber se todas as dependências foram realmente instaladas pelo gerenciador de módulos).

Fonte: http://perl.org.br/Artigos/ArtigoMarcoAurelioMACAE2009x07x29

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.