Home Tutoriais Tecnologia Como localizar anexos por tamanho e tipo de arquivo no Gmail


Pensando em todos os usuários, porém mais especificamente nos que possuem centenas ou milhares de mensagens armazenadas no Gmail, o TechTudo elaborou este tutorial que auxiliará na localização dos emails pelo tamanho e pelo tipo de anexo.

Com pouco mais de 10 GB de espaço para que os usuários armazenem as suas mensagens, o Gmail acaba por inibir que as pessoas apaguem seus recados. Isso acaba gerando uma quantidade enorme de emails armazenados na conta do internauta. Esta característica do webmail pode provocar dois problemas para os usuários.

O primeiro e mais evidente é a perda de controle quanto à quantidade de mensagens armazenadas, fato este que acaba dificultando muito a localização de um determinado email e/ou anexo. O segundo problema é que, apesar de todo o espaço disponível, se o usuário receber muitos recados e não apagar nenhum deles, cedo ou tarde, a falta de espaço surgirá.

Antes de iniciar o tutorial, é importante frisar que o sistema de pesquisa do Gmail leva em consideração o tamanho total das mensagens, não somente dos anexos contidos nos emails. Assim, se um recado tiver um grande texto e várias imagens adicionadas ao corpo, aparecerá no resultado da pesquisa mesmo sem conter qualquer anexo.

Pesquisar por tamanho

Passo 1. Acesse a sua conta no Gmail;

Passo 2. Na caixa de pesquisa do Gmail digite “smaller:10MB”. Neste caso, a busca retornará todas as mensagens que contenham anexos de até 10 MB;

Passo 3. Para localizar mensagens que contenham, no mínimo, um determinado tamanho, basta pesquisar por “larger:5MB”;

Passo 4. Caso o usuário queira encontrar mensagens que fiquem entre um intervalo específico de tamanho, pode utilizar as dicas dos passos 2 e 3 ao mesmo tempo. Para isso, basta pesquisar por “smaller:10MB larger:5MB”. Assim, o Gmail retornará todos os emails que contenham 5 MB pelo menos e 10 MB no máximo.

Pesquisar por tipo de arquivo

Passo 5. Para pesquisar por um determinado tipo de anexo ou pelo nome exato, o usuário pode utilizar o operador “filename”. Para localizar, por exemplo, todas as mensagens que contenham anexos do tipo PDF, basta que a pessoa busque por “filename:pdf”;

Passo 6. Se o usuário quiser encontrar as mensagens que contenham um anexo com um nome específico, também podem utilizar o operador “filename”. Para isso, basta fazer uma consulta por “filename:Procuração.pdf” que todos os emails que contiverem este arquivo serão listados.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/11/como-localizar-anexos-por-tamanho-e-tipo-de-arquivo-no-gmail.html

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.