Home Tutoriais Hardware Como melhorar o som do computador


Adquira uma nova placa de som – A maioria dos computadores tipo desktop vem com boas placas de som embutidas na placa-mãe. Estas placas normalmente têm seis saídas analógicas de áudio (que a maioria das pessoas conhece como “5.1”) assim distribuídas: duas saídas de áudio frontais (canais esquerdo e direito), duas saídas laterais ou traseiras (canais esquerdo e direito) uma saída central para sons médios (frequência da voz) e uma saída para sons graves para ser ligada ao subwoofer (caixa de som para reproduzir sons graves).

 

É importante notar que são seis canais analógicos de áudio, mas só existem três conectores físicos. Isto acontece porque cada conector trabalha com dois canais de áudio. Algumas placas possuem também saídas de áudio digital (também conhecidas pela sigla SPDIF), que contém todos os seis canais de áudio e podem ser ligadas a aparelhos de som ou conjunto de caixas acústicas compatíveis com o padrão digital.

Na figura acima, vemos os três conectores das saídas analógicas e os conectores coaxial e óptico das saídas digitais. Notem que, nesta placa, existem três outros conectores que são usados para entradas como microfone, entrada para outros equipamentos, saídas extras etc.

Porém, alguns computadores desktop e a maioria dos notebooks só vêm com duas saídas de áudio estéreo (canais esquerdo e direito – apenas um conector). Nestes casos, é interessante adquirir uma placa de som com, pelo menos, seis canais (5.1). Existem várias opções de marcas e preços no mercado. Quem usa notebook (que tem capacidade reduzida de expansão), pode optar por placas de som no padrão USB.

Invista em caixas acústicas de qualidade – De nada adianta ter uma boa placa de som se você continua a usar aquelas caixinhas que vêm com o micro. Somente com um bom conjunto de caixas acústicas é possível usufruir da qualidade da placa de som. Um kit “2.1” (duas caixas + subwoofer) e com potência adequada já consegue bons resultados, mas quem pretende obter sons com aquele efeito surround do cinema deve optar pelos conjuntos 5.1. Essas caixas de som de boa de qualidade não são muito baratas. Uma opção interessante para quem quiser gastar pouco é investir em um bom fone de ouvido.

 

Ajuste o som no Windows – O Windows 7 tem uma ótima ferramenta para configuração do som. Para utilizá-la, siga o tutorial:

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante na barra de notificações do Windows e escolha a opção Dispositivos de Reprodução.

Passo 2. Na janela que se abrir, clique em Alto-falantes e depois no botão Configurar. Aí basta seguir as instruções de acordo com o seu conjunto de caixas acústicas (alto-falantes).

 

Passo 3. Após configurar o som de acordo com seus alto-falantes, clique novamente em Alto-falantes e agora clique no botão Propriedades. Note que existem várias opções avançadas de ajuste de som. Por exemplo, na aba Melhorias, podemos ajustar o som de acordo com o ambiente onde ele será reproduzido.

 

Atualize o driver/software da placa de som – Os fabricantes de placas de som costumam fornecer drivers e softwares que ajudam a aproveitar ao máximo as características das placas. Esses programas permitem ainda mais ajustes que os feitos pelo Windows e muitas vezes as placas de som só funcionam bem depois de sua instalação. Portanto, descubra o site do fabricante de sua placa e baixe o driver e outros softwares referentes ao seu modelo de placa de som.

 

Use um tocador de músicas avançado – O Media Player (tocador de arquivos de mídia) que vem com o Windows tem melhorado bastante, mas existem várias alternativas gratuitas que podem ser baixadas da Internet. Esses programas vêm com várias opções para melhoria do som além das que existem no Media Player do Windows. Vocês podem encontrar o Jaangle e o Foobar2000, que são ótimas alternativas gratuitas.

 

Com essas dicas o som do seu PC ficará melhor. Se você tiver mais alguma sugestão para melhorar o áudio do computador, não deixe de participar nos comentários.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/08/como-melhorar-o-som-do-computador.html

   
Similar articles
0 877

0 757

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.