Home Tutoriais Desenvolvimento Como Registrar um Domínio


Parabéns! Chegou ao primeiro passo para criar um site. Recomenda-se que você leia a página TODA pois ela contém informação importante que a maior parte dos sites não dizem sobre como registrar um domínio.

Há dois passos básicos para colocar o seu site online e registrar um dominio é o primeiro dos dois.

O nome do domínio é o endereço do seu site e pode terminar em “.com”, “.net”, “.org”, “.info”, “.pt”, “.com.br”, e ainda em outras extensões. O domínio será algo como “nome.com”.

Logo que tenha registrado o seu domínio, você vai seleccionar o servidor de hospedagem (web host) – 2º passo. O servidor de hospedagem, ou serviço de alojamento, é onde você cria e publica as suas páginas, constroi formulários, adiciona funcionalidades e mantém o site.

Primeiro, vamos incidir a nossa atenção na selecção do melhor nome do domínio para o seu site…

 

Selecionando o Melhor Nome Para o Domínio

Se ser encontrado nos principais motores de busca (Google, Yahoo, etc.) é importante para si, eu recomendo que você registe um domínio que contenha as suas principais palavras chave em vez do nome da sua empresa.

Pense nisso. O internauta normalmente procura pelo assunto e não pelo nome das empresas. Portanto embora possa parecer engraçado ter o nome da sua empresa no endereço do site, como por exemplo FreitasFilhosLda.com, o que você precisa é de escolher um nome que inclua palavras chave que o seu público alvo provavelmente vai usar nas suas pesquisas.

Assim, com isso em mente, um nome como DicasJardinagem.com será muito melhor do que FreitasFilhosLda.com.

Claro que você poderá listar o nome da sua empresa nas suas páginas web, mas penso que é muito mais importante certificar-se que o nome do domínio inclui as suas palavras chave mais importantes (do ponto de vista de serem palavras com grandes hipóteses de serem procuradas nos motores de busca) se você quer receber tráfego desde o inicio.

Claro que você ainda pode listar o nome da sua empresa em algum lugar no seu site, mas o seu domínio vai incluir todas as palavras chave importantes que você quer que sejam encontradas nos motores de busca.

Mas, como sempre, há excepções…

Se você está a criar um site para um negócio local, então obter tráfego proveniente de toda a web, de todo o mundo, pode não ser tão importante para si. Isto porque os seus clientes são clientes locais e você pode querer fazer crescer a sua marca numa área especifica, numa zona limitada.

Se é este o seu caso, faz mais sentido registrar um domínio com o nome da sua empresa e criar uma consciência da sua marca a nível local em vez de tentar capitalizar com a presença nos motores de busca.

Por exemplo, digamos que você tem uma empresa chamada Fernandes & Ferreira e você ajuda as pessoas a verem-se livres das dívidas, mas a base da empresa é em Bragança e pode apenas servir os clientes desta área.

Uma vez que você está servindo apenas clientes locais, você pode não estar muito interessado que alguém em Évora encontre o seu site no Google pois não é provável que se torne seu cliente.

Neste caso, não é importante registrar o domínio preenchido com palavras chave “optimizadas para os motores de busca”. Você pode decidir então apenas reservar um domínio com o nome da sua empresa fernandeseferreira.com.

NOTA:  Lembre-se que o nome do domínio não é o único factor que os motores de busca levam em consideração quando decidem o “page rank”.

O conteúdo das suas páginas e a popularidade do seu site (links provenientes de outros sites para o seu) são também muito importantes.
No entanto, deve-se procurar que o domínio esteja optimizado para os melhores resultados nos motores de busca.

 

Aqui estão algumas dicas para escolher o melhor domínio:

1) Procure não registrar domínios demasiado longos, que têm muitas sílabas. Sim, você pode registrar nomes até 63 caracteres de comprimento, mas isso não significa que você tem que usar os 63 caracteres.

Você quer que o nome seja fácil de lembrar. Nem toda a gente vai colocar a sua página nos favoritos, portanto tente escolher um nome que seja fácil de lembrar.

2) Use hífens se o seu nome tiver mais do que 3 palavras de comprimento (a não ser que o seu nome inclua 3 palavras curtas). Um nome como comprarcarro.com na verdade não precisa de hífen porque se lê com facilidade assim mesmo.

Contudo, um nome como comprar-carros-usados.com fica melhor do que comprarcarrosusados.com

3) Proteja o seu domínio registando múltiplas extensões (.net, .org, etc.)  Isto impede outras pessoas de copiarem o nome do seu domínio. Por exemplo, se você possui o site dicasjardinagem.com, você também pode registar dicasjardinagem.net e outras extensões disponiveis.

Você não tem que criar um site em outros dominios, mas se o fizer estará impedindo que outros usem o mesmo nome de domínio.

Como Registrar Um Domínio

Reservar um domínio é fácil e muito económico. Você pode conseguir comprar um domínio por cerca de 10€/ano.

Não interessa muito aonde você registra o seu domínio. Todos os sites de registro oferecem mais ou menos os mesmos serviços.

Alguns sites de registro oferecem extras tais como um blog e uma página grátis para começar, mas estes são recursos muito simples, bastante limitados, que normalmente não servem como solução de alojamento definitiva.

Se você quiser registrar na mesma empresa que eu registrei este site então vá ao site namecheap. Veja o video em que explico os passos a dar para se comprar um domínio naquela empresa:

Você Deve Proteger a Sua Privacidade

Quando você estiver a registrar o seu domínio, vai-lhe ser dada uma opção de manter o seu nome de domínio privado – uma opção que você provavelmente não vai querer perder.

Um registro de domínio privado vai manter a sua informação (nome, endereço de email, etc.) fora da base de dados global da Internet, e vai evitar que montes de spam alcancem o seu email.

Ainda que registrar um domínio “privado” não seja obrigatório e não vá bloquear todo o spam, eu recomendo vivamente que você seleccione esta opção. No NameCheap esta opção é oferecida na compra do dominio, a opção chama-se WhoIsGuard.

 

É Altura de Registrar o Seu Domínio. . .

Pode registrar o seu domínio numa das seguintes empresas. Compare bem as condições. Alguns oferecem serviços extras que podem valer a pena.

Você poderá também comprar o seu domínio na maioria dos serviços de hospedagem:

  1. Web-Hosts Internacionais: Globat, LunarPages, HostGator, HostRocket, WP-WebHost, Web Hosting Buzz, DreamHost, BlueHost, ThinkHost, EasyCGI
  2. Web-Hosts Nacionais: Amen, Arsys, DotSi, Esotérica, HocNet, InNucleo, PMSI, PTServidor, PTWebtech, PontoNet, WebSP, Weblusa, Uolhost

Fonte: http://www.comofazerumsite.com/criarsite/como-registrar-um-dominio.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.