Home Tutoriais Hardware Como reinstalar o Windows 8 sem perder arquivos pessoais


Considerada por muitos como “a solução definitiva”, a reinstalação do Windows acaba sendo uma medida bastante comum tomada pelos usuários quando surge um problema de difícil solução no sistema. No entanto, reinstalar o Windows pode ser um processo trabalhoso e demorado. A reinstalação em si é rápida e sem mistérios, o problema está nas tarefas pré-instalação e pós-instalação. Fazer backup dos arquivos, procurar o CD de drivers ou baixá-los da internet, tomar nota dos programas a serem reinstalados, restaurar o backup, instalar os drivers, reinstalar os programas são algumas da operações que podem fazer um processo de menos de 15 minutos levar horas para ser concluído. Por essa razão é necessário procurar outras alternativas para resolver o problema antes de apelar para a reinstalação do sistema. O Windows 8 possui uma ferramenta que é capaz de tornar mais fácil todo esse procedimento.

A ferramenta Atualizar PC – do inglês Refresh PC – reinstala o Windows ao mesmo tempo em que preserva os arquivos do usuário. Ela praticamente efetua uma nova instalação do Windows “por cima” do atual, mas faz isso de uma forma mais limpa organizada, causando menos problemas, principalmente com versões de arquivos. Para utilizá-la é necessário acessar a tela de Configurações do PC e, na categoria Geral, localizar a opção Atualizar PC sem afetar os arquivos. O botão Introdução dá início ao processo.

O usuário é informado de tudo o que acontecerá em seguida, através de uma lista. Em suma, o sistema avisa que os arquivos pessoais e personalizações do sistema não serão alterados, os aplicativos Metro serão mantidos, e os programas desktop serão removidos*.

Em seguida a mídia de instalação ou recuperação do Windows é solicitada.

Ao inseri-la, o processo está pronto para começar. É a última chance que o usuário tem de cancelar a operação caso mude de ideia. Ao prosseguir, o computador é reiniciado e não é possível voltar atrás na decisão.

Caso o computador esteja com problemas realmente sérios e não seja possível entrar no Windows para efetuar esse procedimento, é possível fazê-lo através do Ambiente de Recuperação do Windows. Pode ser necessário utilizar a mídia de recuperação ou de instalação do sistema para acessá-lo.

A ferramenta está acessível a partir da opção Solução de problemas da tela inicial.

O usuário é informado de tudo o que acontecerá em seguida, através de uma lista. Em suma, o sistema avisa que os arquivos pessoais e personalizações do sistema não serão alterados, os aplicativos Metro serão mantidos, e os programas desktop serão removidos*.

Na tela seguinte, é necessário selecionar uma conta de usuário e digitar sua respectiva senha para continuar. Apenas contas de usuário com privilégios administrativos são listadas ali.

Caso o usuário não tenha inserido a mídia de instalação ou recuperação do sistema, ela é solicitada nesse momento.

Nesse ponto o processo está pronto para começar. É a última chance que o usuário tem de cancelar a operação caso mude de idéia. Ao prosseguir, o computador é reiniciado e não é possível voltar atrás na decisão.

Após o reinício, a primeira parte do processo de atualização começa. Ao terminar, o computador é reiniciado novamente.

Nessa etapa é feita a detecção de hardware e o computador é reiniciado mais uma vez.

Na etapa final, o Windows executa as últimas operações para deixar o sistema operacional pronto para uso. Essa costuma ser a mais demorada de todo o processo.

Após essa etapa a tela de logon é exibida. Ao entrar, o sistema leva alguns minutos para preparar a área de trabalho.

Ao entrar, todos os aplicativos Metro são reinstalados e o usuário é perguntado se deseja ativar o compartilhamento de PCs na rede.

Os programas desktop, porém, não são reinstalados, devido às particularidades de seus instaladores. Dessa forma o usuário precisa reinstalá-los manualmente. Um arquivo HTML é criado na área de trabalho e contém a lista com o nome – e às vezes o link – de todos os programas que precisam ser reinstalados. Além dos programas dessa lista, é necessário também reinstalar os drivers de dispositivo e as atualizações do Windows Update.

Considerações finais

O recurso Atualizar PC é bastante útil para situações em que o usuário está com um problema sério no computador e precisa dele funcionando tão logo quanto possível, sem perder tempo tentando encontrar a causa do problema. Principalmente em situações em que não foi feito o backup dos dados pessoais.

No entanto, ainda continua sendo aconselhável recorrer à essa “solução” apenas como último recurso. Descobrir a causa do problema e solucioná-lo ainda é a melhor medida a ser tomada, mesmo em casos extremos.

Fonte: http://www.baboo.com.br/2012/07/como-reinstalar-o-windows-8-sem-perder-arquivos-pessoais/

   
Similar articles
0 878

0 758

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.