Home Tutoriais Segurança Como usar rede Wi-Fi com segurança


As redes sem fio, como o Wi-Fi, trazem, junto com sua comodidade, uma série de riscos que não são percebidos pela maioria dos usuários. Assim, para ajudar a tornar as redes wireless mais seguras e a proteger os seus dados pessoais.

 

Para executar as recomendações abaixo, é preciso ter em mãos o manual do roteador de sua rede Wi-Fi e também o usuário e senha de administrador do aparelho. Além disso, será mostrado o que fazer, mas os detalhes de como realizar cada procedimento dependem do modelo e da marca do seu roteador, daí a importância de ter as informações do aparelho no momento da execução da dica.

Modifique a senha administrativa

A grande maioria dos roteadores com tecnologia Wi-Fi vem com uma configuração única e uma senha padrão. O objetivo disso é simplificar a vida do consumidor final, que normalmente não entende muito de redes. Entretanto, essa medida também coloca em risco os dados do usuário, pois basta apenas uma consulta ao manual do aparelho para descobrir a senha da rede sem fio. Diante disso, a primeira coisa a ser feita é mudar a senha administrativa da rede Wi-Fi.

Para começar, acesse a interface de gerenciamento (o painel de controle do equipamento), digite o endereço IP no navegador e tecle “Enter”. Esta informação está no manual e, em alguns modelos, no próprio corpo do aparelho.

Em seguida, será pedido o nome de usuário e senha do administrador para acessar o painel. Essas informações também estão disponíveis no manual do roteador ou no corpo do aparelho. Dentro do painel, procure pelo campo “Password”, que pode estar na primeira tela ou no menu “Administration”. O local pode variar bastante, mas não é difícil de ser encontrado.

As telas de alteração de senha são compostas basicamente de três campos: No primeiro, digita-se a senha atual; no segundo, a nova senha; e, no terceiro, repete-se a nova senha. Para finalizar, clique no botão de confirmação, que pode ter o nome “Save”, “Save Settings”, “Apply” ou qualquer outro, dependendo do modelo e marca do roteador.

 

Desative o gerenciamento remoto

Outro cuidado importantíssimo é evitar que a interface de gerenciamento esteja acessível através da Internet. Ao deixar essa função ativada, seu roteador corre o risco de ser controlado por algum invasor e sua rede ficar vulnerável a todo tipo de ataque.

Para desativar tal configuração, procure por “Remote Management” dentro do painel do roteador. Esta opção pode estar localizada em “Administration” ou em outra área de configuração e gerenciamento do equipamento, variando de acordo com o modelo do mesmo.

 

Habilite ou altere a criptografia para WPA-2

Entre os vários algoritmos e métodos de criptografia disponíveis para redes sem fio, destacam-se o WEP (Wired Equivalent Privacy), WPA (Wi-Fi Protected Access) e WPA-2. No entanto, os dois primeiros são protocolos de segurança defasados e que já foram quebrados por hackers.

Se sua rede ainda não usa o padrão WPA-2 é hora de habilitá-lo, mas não faça isso apenas no roteador. Os computadores conectados à sua rede Wi-Fi também devem mudar para o mesmo protocolo. Essa é uma alteração simples de fazer e que pode ser realizada na área que trata de segurança e configuração do wireless no painel de controle dos roteadores.

 

Atualize o firmware do roteador

Essa é a precaução mais antiga no mundo da tecnologia. Softwares antigos guardam bugs e outros problemas que muita gente conhece, podendo usá-los para ter acesso ou fazer modificações no seu aparelho. Dessa forma, ao atualizar o roteador para a versão mais recente, você irá mantê-lo livre de falhas conhecidas.

Em alguns roteadores, é fácil fazer a atualização. Basta apenas clicar em um botão específico no painel de controle. Se for o caso do seu equipamento, procure e execute a opção que faz o download e atualiza o firmware automaticamente. No entanto, na maioria dos aparelhos é necessário baixar o arquivo manualmente.

Nesse caso, o primeiro passo é acessar o site do fabricante e procurar o firmware mais recente na seção de download ou suporte. Após localizar o arquivo, verifique se ele tem um número de versão maior do que o usado atualmente no seu roteador. Caso tenha, faça o download do arquivo para seu computador.

Para concluir a atualização, é necessário subir o ficheiro baixado para o roteador, usando o painel do aparelho do mesmo. Só então proceda com a update do firmware. Atenção, se o arquivo tiver no formato .zip ou .rar, será preciso descompactá-lo antes de subi-lo para o roteador.

Desative a funcionalidade de rede sem fio

A última medida, e mais radical, só pode ser aplicada em casos onde a rede sem fio do roteador não será usada, ou seja, a conexão será feita por cabos. Nessa situação, a melhor opção é desativá-la, pois não há nenhuma necessidade de expor sua rede local através de sinais Wi-Fi que nem mesmo estão sendo usados.

Embora as alterações descritas acima sejam genéricas e dependam de uma boa leitura do manual do roteador, a correta aplicação delas tornarão a sua rede Wi-Fi mais segura. Dessa forma, você poderá navegar tranquilamente, sem a necessidade de se preocupar com o roubo de seus dados.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/08/como-usar-rede-wi-fi-com-seguranca.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.