Home Matérias / Concurso Certificações Conectando um PC na console de um Roteador – Cisco CCNA


Apresentando Conectores e Dispositivos

1. Adaptador RJ-45 para Serial DB9

 

2. Cabo Rollover

Pinagem do Rollover

  1. —   8
  2. —   7
  3. —   6
  4. —   5
  5. —   4
  6. —   3
  7. —   2
  8. —   1

3. Roteador Cisco 1700 (Porta Console)

4. Porta Serial DB9 do PC

 

Parte 2 – Iniciando a Conexão

Primeiramente devemos estabelecer todas as conexões físicas entre o roteador e o PC. Para isso devemos conectar o adaptador RJ-45 para DB9 na saída serial do microcomputador. Em seguida conectamos uma extremidade cabo rollover no adaptador RJ45/DB9 e a outra na porta console do roteador. Feito isso ligamos à energia tanto o roteador quanto o PC.

Todo o processo de configuração do roteador será feito com a utilização do aplicativo HyperTerminal instalado no sistema operacional Microsoft Windows XP Home Edition.

Agora devemos iniciar o aplicativo Hyper Terminal do Windows, para isso vá até Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Comunicações -> Hyper Terminal. Desta forma o Hyper Terminal será carregado conforme a figura abaixo:

Insira um nome para conexão e clique em OK para prosseguir com a configuração. O próximo passo é definir qual o tipo de porta que será utilizada, no caso do meu computador, porta COM 4. Conforme a figura abaixo:

Logo após selecionar a porta de comunicação, clique em OK. O próximo passo é definir as propriedades da comunicação. Forneça as seguintes opções para esta etapa :

Bits por segundo: 9600

Bits de Dados: 8

Paridade: Não

Bits de Parada: 1

Controle de Fluxo: Hardware

Definindo estas configurações, clique em OK. A partir deste momento já estamos conectados ao roteador.

Neste momento aparecerá a janela do Hyper Terminal já configurado e pronto para acessar a console, porém nada ainda será mostrado. Veja a figura.

Você deverá pressionar a tecla Enter para aparecer os primeiros caracteres do roteador. Logo após estamos prontos para começar nossas configurações. Veja abaixo como ficará nossa janela do Hyper Terminal pronta para ser utilizada.

Caso você tenha executado todos esses passos e no final sua console não estiver disponível, verifique os seguintes ítens:

  • Porta Serial do PC queimada ou com algum outro tipo de problema.

Possível Solução: Conecte seu adaptador noutra porta COM.

  • Cabo Rollover com problema.

Possível Solução: Verifique a pinagem de seu cabo conforme esquema mostrado anteriormente.

  • Porta Console do Roteador danificada.

Esse é um problema mais sério do que os anteriores, já aconteceu algumas vezes comigo. Uma das soluções possíveis é utilizar uma solução para limpeza de contatos, muitas vezes dependo da região, podem ocorrer oxidações nos contatos do RJ45 da porta console. Outros casos um pouco mais graves estão relacionados a problemas de quebra no próprio conector RJ45, ou até mesmo problemas internos nas soldas. Numa situação dessas, sugiro que o equipamento seja encaminhado a uma assistência técnica ou até mesmo para um profissional de hardware competente que possa abrir seu equipamento e fazer uma inspeção desta conexão. Na maioria das vezes isso já é suficiente.

Assim que concluir estas verificações, conecte tudo novamente e repita todas as etapas acima para estabelecer sua conexão de console.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/cisco/pcconsole001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.