Home Tutoriais Sistemas Operacionais Configurando NIC Teaming no Windows Server 2012


Uma das novas funcionalidades do Windows Server 2012 é o time das placas de rede, chamada de NIC Team que permite agrupar 2 ou mais placas (máximo de 32 placas) e serem utilizadas como uma única interface de rede aumentando a disponibilidade e tolerância a falha do servidor em geral. Nas versões anteriores tal funcionalidades somente era possível através de software específicos do fabricante da placa de rede em questão mas agora é parte do sistema operacional.

Um simples exemplo é 2 placas conectadas ao switch configuradas com NIC Team, se um dos cabos ou porta do switch falharem o servidor não será impactado porque a placa remanescente vai manter o link ativo.

Solução

Para configurarmos o NIC Team no Windows Server 2012, o primeiro passo é identificar quantas placas farão parte do NIC Team e conectar as mesmas no(s) switch(es) e devemos garantir que as mesmas não possuem IP estático configurado porque tal configuração será feito após a criaçao do NIC Team.

Iniciando o assistente para criar um NIC Team…

Para configurarmos o NIC Team podemos utilizar diversos caminhos, o primeiro e mais comum é através do item Local Server clicando no link ao lado da informação NIC Teaming

Uma outra forma é indo em All Servers e botão direito no servidor desejado e clicando em Configure NIC Teaming como mostrado na figura abaixo.

O utilitário NIC Team também pode ser acessado através do lbfoadmin a partir de uma linha de comando.

Usando o assistente..

Estando no assistente vamos clicar em Tasks na seção Teams e vamos clicar em New Team como mostrado na figura abaixo.

Na página do novo NIC Teaming, vamos colocar o nome do novo NIC Team (LAN-Team neste Tutorial) e vamos selecionar os adaptadores que farão parte deste novo time como mostrado abaixo, finalmente vamos clicar em OK, lembrando que as configurações avançadas só podem ser definidas clicando em Additional properties.

Clicando em Additional properties podemos configurar o tipo de teaming, algoritmo de balanceamento e se vamos ter alguma placa em standby e informação de VLAN.

A configuração do Team Mode pode ser switch-dependent que basicamente todos os cabos estão no mesmo switch, ou ainda, switch-independent que neste caso os cabos podem estar em switches distintos e tal configuração pode utilizar duas opções (802.3 ou LACP). Nesta mesma seção também podemos configurar o tipo de balanceamento e Standby adapter se necessário.

Depois de clicar em OK podemos ver o novo NIC Team na seção Teams e que ambas as placas de rede estão ativas logo na direita na seção Adapters and Interfaces.

Se olharmos nas conexões de rede vamos ver um novo ícone para o NIC Team como mostrado na figura abaixo. E é nesta nova interface que devemos configurar a configuração de rede e para isto vamos pedir propriedades da mesma.

A mesma aparece como uma placa normal (com alguns serviços adicionais, tais como: Microsoft Load Balancing/Failover Provider e Microsoft MAC Bridge), agora é só fazer a configuração de TCP/IP como seria feita em uma placa normal.

Testando o NIC Teaming…

No exemplo abaixo desconectamos uma das placas de rede e o ping que estava sendo executado no servidor em questão não parou em nenhum momento (a janela do ping esta em um servidor diferente), e para garantirmos fizemos o teste de conectar uma placa e desconectar a outra para garantir que durante o teste ambas as placas foram desconectadas.

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=3006

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.