Home Tutoriais Sistemas Operacionais Configurando o ambiente Metro no Windows 8


Com um painel de controle exclusivo, otimizado para tela sensíveis ao toque,o ambiente Metro do Windows 8 tem suas configurações reunidas em um só lugar,separadas do painel de controle convencional do ambiente desktop. Quem se beneficia disso são os usuários de dispositivos móveis, que podem alterar as configurações através de uma interface mais amigável e mais apropriada à natureza da tela.

Para ter acesso às configurações da interface Metro, o usuário precisa exibir a barra de “charms”, entrar em Configurações e escolher a opção Mudar configurações do PC. A tela de configurações, dividida verticalmente, com a lista de categorias à esquerda e o conteúdo da categoria selecionada à direita, será exibida.

A categoria Personalizar permite ao usuário alterar os aspectos visuais da interface Metro à sua maneira. É possível alterar a imagem da tela de bloqueio, o esquema de cores e os padrões da tela Iniciar, e a imagem ou foto que representa o usuário atual.

Na categoria Usuários estão reunidas as opções relacionadas às contas de usuário atualmente cadastradas no sistema. Estão disponíveis opções para alterar o nome do usuário, senha e tipo de conta, sendo possível também adicionar ou remover contas de outros usuários.

Em Notificações o usuário poderá definir se deseja receber notificações de aplicativos, se elas podem ser exibidas também na tela de bloqueio e se devem ser acompanhadas ou não de um som. Além disso o usuário poderá escolher quais aplicativos podem exibir notificações e quais não podem.

Há também a categoria Pesquisar, que reúne todas as configurações da pesquisa rápida do Windows. Lá é possível escolher a ordem em que os aplicativos são exibidos, se o Windows pode ou não salvar o histórico de pesquisas, limpar o histórico e quais aplicativos podem ser utilizados para pesquisa.

Em Compartilhar o usuário poderá alterar as configurações de compartilhamento de itens com outras pessoas e escolher quais aplicativos podem ser utilizados para isso.

Na categoria Geral o usuário poderá alterar diversas configurações do sistema. Dentre elas estão o fuso-horário, a alternância entre aplicativos, a verificação ortográfica em campos de texto, e configurações regionais. Essa categoria também dá acesso aos recursos PC Reset e PC Refresh e ao Ambiente de recuperação do Windows.

Em Privacidade é possível permitir ou impedir que aplicativos utilizem a localização, nome e imagem da conta do usuário e colaborar com a Loja de aplicativos do Windows enviando informações de uso do aplicativos. Um link para a política de privacidade do Windows também está disponível.

A categoria Dispositivos possibilita adicionar ou remover quaisquer dispositivos que possam interagir com a interface Metro. Há também uma opção para impedir que atualizações de driver e outras informações sejam baixadas quando se está utilizando conexões de tráfego limitado, como em alguns planos 3G.

Em Facilidade de acesso temos configurações de acessibilidade que facilitam o uso do computador. É possível ativar ou desativar o uso de alto contraste, deixar os itens maiores, alterar a função da tecla Tab, utilizar atalhos para outros recursos de acessibilidade, aumentar ou diminuir o tempo em que as notificações são exibidas e aumentar ou diminuir a espessura do cursor de texto.

A categoria Sincronizar suas informações possibilita ativar ou desativar o serviço que permite que o usuário acesse suas configurações de qualquer computador além de escolher quais informações podem ser sincronizadas.

Na categoria Grupo doméstico é possível criar e configurar um grupo para compartilhar dados e informações entre computadores de uma mesma rede local.

Por fim, há a categoria Windows Update, que nada mais é do que uma versão Metro do recurso já existente na versão desktop do painel de controle do Windows.

Considerações finais

Um painel de controle exclusivo para o ambiente Metro demonstra uma tentativa de deixar a nova interface independente do desktop o máximo possível. Desse modo, o usuário da interface Metro não precisa alternar para a interface desktop para mudar configurações básicas. Apenas configurações avançadas requerem o uso do painel de controle convencional. Além disso, a presença de apenas configurações básicas facilita a alteração ao mesmo tempo em que diminui o risco de um ajuste incorreto causar instabilidade no sistema.

 Fonte: http://www.baboo.com.br/2012/07/configurando-o-ambiente-metro-no-windows-8/
   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.