Home Tutoriais Sistemas Operacionais Configurando o BizTalk Server 2006


Após a instalação do BizTalk Server 2006 é necessário configurar as diversas ferramentas que ele oferece. Não necessariamente esta configuração precisa ser executada após a instalação, pois existe uma ferramenta no menu de programas chamada BizTalk Configuration que executa os mesmos passos que serão apresentados neste artigo, podendo o administrador instalar o BizTalk e num segundo momento configurá-lo.

Estaremos configurando o BizTalk sobre sistema operacional Windows Server 2003, onde as seguintes features serão instaladas:

§          Enterprise Single Sign-On

§          BizTalk RunTime

§          Business Rule Engine

§          HWS RunTime

§          HWS WebService

§          BAM Tools

§          BAM Alerts

§          BAM Portal

§          SharePoint Adapter

§          BAS

Caso a sua instalação do BizTalk tenha terminado agora, surgirá um menu onde pode-se selecionar dois tipos de configuração: Basic Configuration ou Custom Configuration. Selecione o modo Custom e clique em Configure.

Se você já tinha instalado o BizTalk, clique no botão Start, All Programs, Microsoft BizTalk Server 2006, clique em BizTalk Server Configuration. Aparecerá a seguinte tela:

Esta é a tela principal do BizTalk Server 2006 Configuration. Nela possuímos todos os componentes que podemos instalar e configurar à esquerda, e o status de cada feature no menu ao meio. O status em vermelho significa que a aplicação não foi instalado. Agora iremos percorrer o menu à esquerda para configurá-las.

Clicando na opção Enterprise SSO iremos configurar o software Single Sign-On, responsável por armazenar e transmitir as credencias de acesso dos usuários do BizTalk. Marque a caixa de verificação Enable Enterprise Single Sign-On on this computer para instalá-lo e selecione a opção Create a new SSO system para criar um banco de dados, verificar com qual usuário o serviço irá executar e os grupos utilizados para criação da roles de acesso ao software.

Na opção Enterprise SSO Secret devemos colocar a senha de acesso utilizada para recuperar um backup do SSO caso ocorra alguma falha no serviço. É importante colocar uma senha forte que envolva letras, números e caracteres alfanuméricos.

Clicando na opção Group do menu iremos setar as configurações de armazenamento de dados e acesso ao BizTalk Server 2006. Selecione a opção Enable BizTalk Server Group on this computer Create a new BizTalk Group como mostra a figura anterior.

Nesta tela iremos configurar os componentes de Runtime do BizTalk, que suportam funcionalidades de roteamento de mensagens por exemplo. Selecione a opção Register the BizTalk Server runtime components, Create In-Processo Host and Instance e Create Isolated Host and Instance. Marque a opções Trusted caso você queira que logo após a instalação as instâncias estejam prontas para processar mensagens. A opção 32-bit only foi setada pois estamos instalando o BizTalk em um servidor 64-bits, mas as instâncias do BizTalk que processam as mensagens serão criadas em 32-bits.

Nesta parte da configuração podemos configurar o MSMQ transport, que é utilizado para trafegar mensagens neste formato. Recomendamos deixar a configuração default.

Para utilizar o recurso de Business Rule Engine marque a opção Enable Business Rules Engine on this computer.Caso não seja utilizado este recurso não é necessário selecioná-lo. Para mais informações sobre esta funcionalidade acesse o artigo Recursos do BizTalk Server 2006 na seção Business Rule Composer.

Caso você necessite utilizar um adaptador para EDI (Eletronic Data Interchance) marque a opção Enable Base EDI Adapter on this computer. Caso não seja utilizado recomendamos não selecioná-lo.

O Human Workflow Services é uma funcionalidade utilizada para criar fluxos de trabalho (workflow) dinamicamente. Caso seja necessário instalá-la marque a opção Enacle HWS Runtime on this computer e selecione o site web onde será hospedada na opção HWS Web Site.

O HWS WebService é uma interface de comunicação para Human Workflow Service. Para configurá-la selecione a opçãoEnable HWS Web Service on this computer e selecione o Web Site onde será hospedado. Necessita do SharePoint Services instalado. Caso não seja usada esta funcionalidade recomendamos não instalá-la.

O BAM Tools fornece um conjunto de ferramentas de monitoração para usuários de negócio. Caso queira utilizar esta ferramenta selecione a opção Enable Business Activity Monitoring tools. Caso seja utilizada a opção Enable Analysis Services for BAM aggregations o Analysis Services do banco de dados SQL Server é necessário.

O recurso BAM Alerts é um serviço para envio de notificações para usuários do BAM. Caso seja utilizado marque a opçãoEnable SQL Notification Services for BAM alerts. É necessário possuir o serviço SQL Notification Services instalado.

Para utilizar o máximo de recursos do BAM (Business Activity Monitoring) é interessante habilitar esta funcionalidade, que cria um portal agregando as informações pertinentes ao negócio. Caso utilize o BAM marque a opção Enable BAM Portal e selecione o site web do portal na opção BAM Portal Web Site.

Para habilitar a comunicação entre o BizTalk Server e o SharePoint Services instalado neste servidor marque a opçãoEnable Windows SharePoint Services Adapter on this computer. Também necessário definir qual site web para este serviço.

Caso queira utilizar o BAS (Business Activity Services) marque a opção Enable the Business Activity Services for this BizTalk Group. 

Defina a segurança do BAS através desta interface, verificando os grupos e os accounts que serão utilizados.

A configuração do BizTalk Server 2006 está pronta para ser aplicada. Você pode exportar esta configuração para um arquivo XML utilizando a opção Export Configuration na barra de menus. Para aplicar as configurações que acabamos de ver clique no botão Apply Configuration.

Será apresentada esta tela onde podemos conferir um resumo sobre todas as funcionalidades selecionadas e configurações. Para iniciarmos a configuração clique em Next.

Caso não ocorra nenhum erro de configuração esta é a última tela. Podemos ver uma lista das features configuradas e o status da configuração em verde, significando que todas foram aplicadas com sucesso.

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=602

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.