Home Tutoriais Sistemas Operacionais Confira 10 dicas para usar melhor o Finder no Lion


1 A Visualização Rápida é um dos recursos mais úteis do OS X. Selecione um arquivo e pressione a barra de espaço para visualizá-lo em uma janelinha sem ter de esperar que um aplicativo seja aberto. É ótimo para conferir informações em um documento ou para encontrar o arquivo certo se houver vários parecidos lado a lado. Para selecionar mais de um arquivo, clique no primeiro e segure Command enquanto seleciona os outros; você pode, então, visualizá-los de uma só vez em uma página de indexação.

2 O OS X Lion traz uma nova funcionalidade chamada Todos os Meus Arquivos, que aparece quando se abre uma janela do Finder. Ele pode ser usado para encontrar arquivos bem mais rápido. Clique no ícone que mostra seis quadrados e duas linhas para arranjar por Tipo (o padrão), Nome, Aplicativo e mais. Essas categorias ajudam a encontrar o arquivo procurado mais rápido. É possível também classificar qualquer pasta dessa maneira clicando com o botão direito e escolhendo Ordenar Por.

Há uma barra de pesquisa no canto superior direito da janela do Finder que pode ser usada para encontrar arquivos facilmente. Insira um termo e ele começará a esquadrinhar seu disco, mas é possível limitar a busca pressionando o botãozinho [+]. Dá para buscar apenas em pastas específicas, procurar arquivos recentemente modificados, pesquisar um nome ou algo no conteúdo. Se você está atrás de um PDF, por exemplo, pode especificar apenas esse tipo de arquivo, restringindo as possibilidades.

4 Esta dica é ótima para identificar rapidamente um arquivo. Clique com o botão direito (ou use[Control] + [Clique]) em um arquivo e você perceberá a opção Etiqueta. Ela permite adicionar uma cor ao nome do arquivo ou pasta para que ela se diferenciar. Dá para arranjar os arquivos de uma pasta por Etiqueta. Você pode, inclusive, pesquisar (ver dica 3) por Etiquetas ou adicioná-las a uma pasta inteligente (ver dica 10), mas não se esqueça de que elas estão na lista Outro como Etiqueta do arquivo.

É possível navegar no Finder com diversas opções de visualização diferentes, que podem ser alternadas com a barra de ferramentas no alto da janela. O que funciona melhor depende do tipo de arquivo com que você está trabalhando. Dá para mostrar uma grade de ícones, uma lista longa, várias colunas e CoverFlow, que mostra arquivos na forma de imagens na janela (semelhante às capas de álbuns no iTunes). Quando encontrar a exibição que funciona melhor para você, tente ajustá-la. Por exemplo: o tamanho das imagens em Cover Flow pode ser alterado; para aumentar ou diminuir os ícones, clique com o botão direito e selecione View Options; ou ajuste os espaçamentos da visualização em coluna segurando [Command] e arrastando.

Vale a pena fazer um bom uso da barra dos Favoritos no Finder. Ela está no lado esquerdo de uma janela e tem diversas predefinições de atalhos, como o Todos os Meus Arquivos e o AirDrop no Lion, além de Documentos, Filmes e outros. Também é onde os dispositivos conectados aparecerão. Para incluir ali qualquer arquivo ou pasta, é só puxá-lo para a barra, mas preste atenção para soltá-lo em um espaço entre dois outros favoritos ou o arquivo/pasta será movido em vez de adicionado. Para remover qualquer coisa de seus Favoritos, segure[Command] e puxe-o para fora da barra lateral. O atalho vai sumir na hora, mas não se preocupe: a pasta original ainda estará exatamente onde você a deixou.

A barra de ferramentas do Finder pode ser ajustada para se adequar a seu uso. Clique nela com o botão direito e escolha “Personalizar barra de ferramentas” para ver opções extras, como um botão para gravar DVDs, conectar-se a servidores ou criar uma nova pasta. Se quiser incluir também aplicativos ou arquivos para ter acesso rápido a eles, isso também é possível. Para removê-los, basta segurar [Command] e puxá-los para fora da janela.

8 Manter-se organizado de maneira inteligente com um sistema de pastas pode parecer impossível, mas funciona. E não é muito difícil. Você pode clicar em qualquer pasta com o botão direito e escolher Nova Pasta, puxando arquivos para ela. Se houver muitos arquivos soltos, porém, existeum jeito mais simples. Selecione todos os arquivos que deverão estar na nova pasta segurando [Command] e clicando neles, depois clique com o botão direito e escolha Nova Pasta Com Seleção.

9 Quando estiver confortável usando os recursos do Finder, você pode aceleraras coisas usando atalhos de teclado para muitas tarefas simples. Dá para abrir umanova janela do Finder usando[Command] +[ N ] ou fechá-la com [Command] + [ W ]. Para criar uma nova pasta use [Shift] +[Command] + [ N ] e, para apagar algo,pressione [Command] + [Backspace]. Se quiser renomear um item pressione [Return] e digite o nome. Para desfazer enganos, a solução é[Command] + [Z].

10 As pastas inteligentes são um tipo especial de pasta que não contém de fato nenhum arquivo, mas sim o resultado de pesquisas salvas, oferecendo acesso aos arquivos encontrados. Por exemplo, você poderia configurar uma pasta inteligente com todas as fotos tiradas no mês anterior, ou todos os PDFs armazenados em vários locais, ou todos os documentos com a palavra “cobrança”. Os arquivos ficam no local em que estão armazenados, mas podem ser encontradosem um clique. Para criar uma pasta inteligente, vá a Arquivo > Nova Pasta Inteligente ou dê [Command] + [Option] + [N].

Fonte: http://macmais.com.br/materias/confira-10-dicas-para-usar-melhor-o-finder-no-lion/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.