Home Tutoriais Sistemas Operacionais Conhecendo o ‘File Picker’ do Windows 8


A interface Metro do Windows 8 conta com um recurso chamado File Picker, que entra em cena sempre quando o assunto em questão envolve abrir ou salvar arquivos. Ele é a versão Metro da já conhecida caixa de diálogo Abrir/Salvar arquivo.

Sua interface é extremamente básica, porém conta com tudo o que o usuário precisa para localizar um arquivo a ser aberto ou uma pasta para salvar novos itens. No canto superior direito há a palavra “Arquivos” em destaque e, logo ao lado, o nome da pasta atualmente aberta. O conteúdo da pasta é exibido no centro da tela. Na parte inferior, ao lado do botão Cancelar há um botão cujo nome pode variar entre AbrirSalvarAdicionar ou qualquer outro nome utilizado para concluir a ação do momento. Há ainda opções para ir para uma pasta acima da atual, classificar o conteúdo – por nome ou data – e para selecionar todos os itens/limpar seleção, quando uma seleção múltipla for permitida.

Ao clicar em Arquivos, um menu com vários locais é exibido, para que o usuário possa navegar livremente pelo sistema a fim de encontrar o arquivo ou pasta desejado. Além das pastas locais, é possível abrir ou salvar itens diretamente de ou para outros aplicativos como o SkyDriveCamera ouFotos, dentre outros que poderão ser adicionados ali futuramente.

Os itens são dispostos em colunas e os arquivos são representados pelos seus próprios ícones juntamente com o nome, data de modificação e tamanho. As pastas, por sua vez, são representadas apenas por retângulos com seu respectivo nome, sem ícones e sem informações adicionais. Elas sempre aparecem por primeiro, ocupando as colunas mais à esquerda da tela. Ao posicionar o mouse sobre um item, um retângulo exibe informações adicionais sobre ele.

Dependendo do programa que acionou o “File Picker”, é possível selecionar mais de um item para ser aberto. Dessa forma é possível, por exemplo, enviar vários arquivos simultaneamente para o SkyDrive ou anexá-los de uma só vez em uma mensagem de e-mail. Quando a seleção múltipla está ativa, os itens selecionados ficam em destaque na parte inferior da tela. Dessa forma é possível selecionar itens de vários locais diferentes sem perder a seleção ao mudar de pasta.

Quando aberto com o propósito de salvar arquivos, o “File Picker” utiliza a parte inferior da tela para posicionar a caixa de texto destinada ao nome do arquivo juntamente com a lista suspensa com os formatos aplicáveis.

Considerações finais

O “File Picker” aparece só de vez em quando, mas é um daqueles recursos simples e objetivos, que vão “direto ao ponto”. Seu uso é bastante fácil e intuitivo.

Seria muito interessante se a Microsoft resolvesse criar um gerenciador de arquivos para o ambiente Metro derivado do “File Picker”. Além de combinar com a simplicidade do ambiente Metro, ficaria perfeito para telas sensíveis ao toque.

Fonte: http://www.baboo.com.br/2012/07/conhecendo-o-file-picker-do-windows-8/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.