Home Tutoriais Desenvolvimento Construtores em PHP


Os construtores são funções, ou métodos, que se encarregam de realizar as tarefas de iniciação dos objectos ao ser instanciados. Isto é, quando se criam os objetos a partir das classes, chama-se a um construtor que se encarrega de iniciar os atributos do objecto e realizar qualquer outra tarefa de iniciação que seja necessária

Não é obrigatório dispor de um construtor, mas são muito úteis e a sua utilização é muito habitual. No exemplo da caixa, que comentámos no artigo anterior de programação orientada a objectos em PHP, o normal seria iniciar as variáveis como cor ou as relacionadas com as dimensões e também indicar que o conteúdo da caixa está vazio. Se não há um construtor não se iniciam nenhum dos atributos dos objectos.

O construtor define-se dentro da própria classe, como se fosse outro método. O único detalhe é que o construtor deve ter o mesmo nome que a classe. Atenção a PHP, que faz diferença entre maiúsculas e minúsculas.

Para a classe Caixa definida anteriormente, poderia declarar-se este construtor:

function Caixa($altura=1,$grossura=1,$largura=1,$cor=”preto”){
$this->altura=$altura;
$this->grossura=$grossura;
$this->largura=$largura;
$this->cor=$cor;
$this->conteudo=””;
}

Neste construtor recebemos por parâmetro todos os atributos que há que definir numa caixa.

É muito útil definir uns valores pré-definidos nos parâmetros que recebe o construtor, igualando o parâmetro a um valor dentro da declaração de parâmetros da função construtora, deste modo, ainda que se chame ao construtor sem proporcionar-lhe parâmetros, iniciar-se-á com os valores pré-definidos.

É importante assinalar que nos construtores não se tem porque receber todos os valores para iniciar o objecto. Há alguns valores que se podem iniciar a vazio (NULL) ou a qualquer outro valor fixo, como neste caso, o conteúdo da caixa, que inicialmente supusemos que estará vazia.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/115.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.