Home Tutoriais CMS Criação de um blog em Xanga


O primeiro em assinalar sobre este sistema de criação de blogs gratuito é que está em inglês. Por isso, caso você não se dê muito bem com esse idioma, ou simplesmente não quer complicar sua vida, é melhor que procure alguma das opções que vimos anteriormente (blogger, wordpress,…). Nós queremos comentar a possibilidade de criar seu blog em Xanga por ser uma das webs pioneiras em oferecer este serviço.

Bom, para os que querem provar com Xanga, o primeiro que temos que fazer é nos registrar. Para isso, vamos à zona de registro e preenchemos o formulário.

Seguidamente nos pedirá para escolher uma planilha e introduzir uma apresentação para nosso blog.

Quando tivermos escolhido a planilha e a descrição, automaticamente nos mostra nosso painel de controle, que a simples vista parece algo caótico.

Não sei se observaram em que estamos dentro de nosso painel de controle e nem sequer demos um nome ao nosso blog. Bom, isto é porque este sistema não é como outros que estivemos comentando até agora.

É como se fosse uma rede social onde as pessoas te buscam por seu nick name e não por seu blog, e dentro de seu usuário, você tem a possibilidade de ter vários blog. É algo complicado na verdade, mas se tomar a coisa com calma é bastante interessante.

Você pode ter vários blogs e editá-los todos através de seu painel de controle. Pode fazer upload de todo tipo de arquivos multimídia. Tudo funciona dentro de uma mesma planilha (a que escolhemos ao nos inscrever).

Algo que está muito bem é a possibilidade de editar a planilha, é super fácil de fazer e quase tudo se pode modificar. Para os usuários inexperientes, também é bastante simples. Você pode, por exemplo, adicionar ou tirar módulos e é tudo totalmente visual. Os módulos que tem atualmente disponíveis são uns 21, geralmente todos encaminhados a conteúdos multimídia, links e informação sobre outros usuários de Xanga.

Tem um módulo “custom” para adicionar o código html que quisermos, mas não te permite código Javascript ou pelo menos ao fazermos as provas, nos dava erro sempre.

Um fator que não gosto é que eles mesmos colocam a publicidade, e algo mais importante ainda, não tem uma URL própria como vimos nos anteriores, e sim que faz parte de xanga. Ou seja, sua URL em Xanga seria algo assim como http://www.xanga.com/tunick/weblog/. Isto frente à promoção de seu blog é bastante chato e não pega nada bem.

Enfim, embora a priori parecia ser bastante bom, depois de fazer provas e ver as características, me parece um sistema bastante limitado e com poucas possibilidades se quiser aparecer em buscadores com seu blog e utilizá-lo para algo mais do que passar o tempo e conhecer gente.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/criacao-de-blog-xanga.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.