Home Tutoriais Redes Criando maquinas virtuais no Hyper-v através de disco Diferenciais


Para minimizar esforços e espaço em disco, você pode criar suas máquinas virtuais utilizando um disco base (Template)  e os demais diferenciais. Sendo assim, um ambiente aonde você teria 3 máquinas virtuais, cada uma com 25 GB, teria que ter em média 75 GB para armazená-las.

Utilizando os discos diferenciais, você pode reduzir isso para apenas 30 GB.

Apenas se atentem de que desta forma, você perderá um pouco de performance e não é ideal para um ambiente de produção.

Então vamos aos passos:

1. Crie uma máquina virtual e instale o Windows com todas as atualizações que deseja utilizar. Depois você não vai mais poder abrir este arquivo. O VHD desta máquina será o nosso disco “Pai”.

2. Faça Logon nesta máquina virtual e rode o Sysprep, abrindo o cmd, na pasta c:WindowsSystem32sysprep , digite o comando sysprep /generalize /oobe /shutdown . A maquina será desligada sozinha.

Não ligue esta máquina virtual depois disso e exclua-a na Console do hyper-v. É ideal que você edite a segurança do VHD e deixando este vhd apenas como “read only” para que ninguém possa fazer alteração nele.

Nota: Se você por ventura abrir este vhd e alterar alguma propriedade, instalar alguma atualização, entre outros, todo o seu ambiente irá parar.

3. Agora crie deus discos diferenciais com base no disco pai, indo na Console do Hyper-v clicando em New >> Hard Disk. Na tela Choose Disk Type, escolha Differencing, como mostrado na imagem:

Na tela “Specify Name and Location”, atribua o novo do .vhd que está criando e sua localização.

Na etapa “Configure Disk”, você deverá especificar quem é o vhd “pai”.

Depois disso, é só clicar em Finish.

4. Agora você precisará criar sua máquina virtual e vincular a ela este novo VHD diferencial que criou. Você pode criar diversas outras máquinas virtuais utilizando a mesma base, porém, caso deseja atualizar o sistema operacional, faça isso na máquina virtual com o disco diferencial.

Assim que você iniciar as maquinas com disco diferencial, elas irão iniciar como se fosse a primeira vez que tivesse inicializando um Sistema Operacional.

E pronto, só começar a trabalhar com elas agora.

Fonte: http://lucaheller.com/hyper-v/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.