Home Tutoriais Marketing Digital Densidade de palavras-chave


A densidade de palavras-chave ou keyword density é o ratio de aparições de uma palavra ou frase chave contra o total de palavras que compõem um texto. Por exemplo, para um texto de 100 palavras, se uma palavra aparece 5 vezes, sua densidade será de 5%.

A densidade de palavras-chave é um dos fatores que os buscadores têm em conta para ordenar os resultados de uma busca. À princípio, quanto maior densidade tiver uma palavra em uma página web, provocará que os buscadores a situem mais acima, quando se busca por esse critério. Não obstante, sempre há que manter uma coerência e não utilizar uma palavra em excesso, visto que os buscadores podem trata-lo como uma armadilha e podem penalizar uma página que faz excessivo uso de uma keyword.

Também temos que dizer que uma palavra não é tratada igual dependendo de onde estiver colocada. Por exemplo, as palavras que estão no título da página costumam ser levadas mais em conta. Também serão tratadas especialmente palavras colocadas nos cabeçalhos (etiquetas H1… H6) ou como texto dos links.

A densidade de palavras-chave pode nos ajudar para explicar por que às vezes é mais simples aparecer em posições boas em páginas que contém pouco texto do que em páginas com textos muito longos. Imaginemos que desejamos que nos encontrem utilizando um critério de duas palavras. Se estas duas palavras se repetem 3 vezes em um texto de 10 palavras, a keyword density será de 30% para cada uma. Agora claro, se estas palavras estão diluídas em um texto de 100 palavras, a densidade destas será 10 vezes mais baixa, ou seja, um 3%. Sendo assim, quantas mais palavras utilizarmos, estaremos dividindo a densidade de palavras-chave de todas as que aparecem na página.

Nota:  Para que uma página seja considerada como relevante, os buscadores também levam em conta o número de palavras que utilizam em todo seu texto. Portanto, não há que ter cuidado com reduzir demais o texto da página. De qualquer forma, ninguém sabe a ciência certa a partir de que palavra será considerada como relevante e ademais, dependerá do critério de cada buscador.

Ferramentas para conhecer a densidade de palavras-chave

Agora veremos umas ferramentas para calcular a keyword density de nosso web. Isso pode nos dar uma idéia da importância de umas palavras frente a outras. Conhecendo a densidade de palavras de nosso site podemos ajustar nossa página para que tenham maior relevância as palavras pelas que desejarmos ser encontrados.

http://www.ranks.nl/tools/spider.html
Esta ferramenta calcula a densidade de palavras-chave de qualquer URL que lhe proporcionemos. Além disso, nos dá dados de interesse como o número de repetições, a proeminência ou o lugar onde encontrou as palavras. Também oferece a densidade de grupos de palavras-chave, agrupadas por número de palavras que compõem a frase chave. O mesmo site oferece ademais outros serviços para ajudar no posicionamento.

http://www.seochat.com/seo-tools/keyword-density/
Outra simples ferramenta para obter listas de palavras-chave e sua densidade.

http://www.virtualpromote.com/tools/keyword-analyzer/
É a mais simples de todas que apresentamos, já que não permite configurar os resultados que oferece.

Existem muitas mais ferramentas para calcular a densidade de palavras-chave de um web site, com uma simples busca em google, você poderá encontrar estas e outras muitas outras utilidades.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/811.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.