Home Tutoriais Sistemas Operacionais Depois de adiamentos, versão final do Fedora 18 tem lançamento confirmado


Depois de uma série de atrasos, a edição 18 da distribuição Linux Fedora ganhou, enfim, uma data para lançamento oficial: 15 de janeiro. A nova versão do sistema operacional, que ganhou o curioso codinome de Spherical Cow (Vaca Esférica, em tradução livre), teve, segundo os desenvolvedores, todos os problemas resolvidos e está pronta para chegar ao consumidor.

 

Entre as novidades do Fedora 18, estão as várias opções de interface, as melhorias na integração com Samba 4.0 e ao acréscimo de novos pacotes nos repositórios de atualização, o MATE. Além dos upgrades estéticos e de usabilidade, o SO carrega uma lista com mais de 50 novas ferramentas.

As novidades mais relevantes, que podem ser notadas pelos usuários comuns, são o suporte ao terminal com 256 cores, Secure Boot (recurso de segurança compatível com máquinas que possuam BIOS UEFI e que impede a instalação de malwares dentro dos setores de inicialização) e a nova interface gráfica de instalação Anaconda. Merecem destaque também o gerenciador de pacotes DNF (permite instalação e modificações no sistema sem forçar o usuário a reiniciar o computador) e a integração com o ownCloud (para facilitar a integração com recursos e arquivos hospedados na nuvem).

O lançamento da versão final do Fedora estava previsto para 11 de dezembro de 2012. Contudo, uma série de problemas e contratempos com as edições beta do sistema causaram adiamentos ao longo do último mês. Nesta semana, os desenvolvedores da plataforma decidiram encerrar o ciclo de desenvolvimento da prévia RC4 e promovê-la como versão final e estável do sistema.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/lancamentos/noticia/2013/01/depois-de-adiamentos-versao-final-do-fedora-18-tem-lancamento-confirmado.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.