Home Tutoriais Desenvolvimento DHTML


DHTML não é precisamente uma linguagem de programação. Mas trata-se de uma nova capacidade da que dispõem os navegadores modernos, pelo qual se pode ter um maior controle sobre a página que antes.

Qualquer página que responde às atividades do usuário e realiza efeitos e funcionalidades, pode ser englobada dentro do DHTML, mas neste caso nos referimos mais a efeitos no navegador pelos quais se podem mostrar e ocultar elementos da página, ou pode modificar sua posição, dimensões, cor, etc.

DHTML nos dá mais controle sobre a página, graças a que os navegadores modernos incluem uma nova estrutura para visualizar em páginas web denominada camada. As camadas podem ser ocultadas, mostradas, deslocadas, etc.

Para realizar as ações sobre a página, como modificar a aparência de uma camada, seguimos necessitando uma linguagem de programação do lado do cliente como Javascript ou VBScript.

Esclarecimento: DHTML também pode englobar a programação no servidor.

Depende do autor que esteja descrevendo o que é DHTML, muitas vezes faz também referência à programação ao servidor e não só ao cliente, como apontamos neste artigo. Nós também pensamos que de certo modo deveria incluir este tipo de programação e assim, o constatamos em um artigo publicado anteriormente em Criarweb sobre O que é DHTML.

Em outras palavras e para que fique claro. As fronteiras do DHTML ficam pouco definidas. As que marcamos no presente artigo são somente as que englobam o processo no cliente, mas também poderíamos dizer que DHTML é qualquer coisa que faz uma página dinâmica, já seja no cliente, no servidor ou nas duas coisas.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/266.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.