Home Tutoriais Marketing Digital Dicas para o registro


Antes de começar o processo de registro nos buscadores é muito recomendável, inclusive absolutamente necessário, que as páginas tenham sido revisadas e modificadas, incluindo todas aquelas ajudas que permitam uma melhor classificação das mesmas. Desse modo, conseguiremos que nossas páginas sejam facilmente localizadas entre os resultados do buscador.

Existem umas regras e recomendações básicas para conseguir este objetivo. Escolher bem o título, descrição ou palavras-chaves são alguns exemplos. Vamos ver com atenção nesta reportagem cada uma dessas técnicas. Não podemos esquecer que o uso excessivo destas pode ser imprudente já que muitos motores de busca interpretam que a página está fazendo trapaças para se situar entre os primeiros postos de maneira injusta. Quando nossa página é catalogada como “spam page” ou “página trapaceira”, é confinada aos últimos postos nos resultados de maneira automática. Como se pode ver como regra geral, temos que utilizar estas técnicas com moderação.

Antes de abordar o tema seria adequado conhecer vários conceitos que vamos utilizar:

Palavras-chave

São palavras soltas que descrevem uma página web, as que pensamos que os usuários vão escrever nos buscadores para encontrar uma página como a nossa.

Neste manual, quando falamos de palavras-chave, estamos nos referimos à palavras soltas, mas na prática, tanto na busca de documentos quanto na preparação de nossa página para ser reconhecida pelos buscadores eficientemente, se utilizam as frases-chaves, descritas em seguida.

Frases-chaves

São as frases que os usuários vão escrever nos buscadores para encontrar um tipo de página. Se procuram mecânicos de carros em Copacabana, bairro da cidade do Rio de Janeiro, poderão escrever algo como: mecânicos de copacabana rio de janeiro, conserto carro copacabana rio de janeiro, oficina mecânica copacabana rio de janeiro, oficina carro copacabana…

As frases-chaves, como se vê, devem incluir as diferentes combinações de palavras-chave que se supõe que os distintos usuários vão utilizar para localizar nossa página. Por isso, escolher bem as palavras-chaves é muito importante para nos fazer valer em um buscador. Fazendo provas entres distintas combinações de frases-chaves podemos comprovar quais são as que oferecem melhores resultados, nas que os usuários, teoricamente, prestarão mais atenção, rebuscando inclusive em páginas sucessivas de resultados.

É interessante o uso de frases-chave porque são utilizadas habitualmente pelos usuários em suas buscas. Ademais, se você utiliza frases-chave é mais provável que alguém lhe encontre, pois possivelmente não tenha tantos competidores como os que poderia ter com uma palavra simples.

Descrição

É uma frase que descreve o conteúdo da página. Corresponde-se com a descrição que um buscador oferece de cada página nos resultados da busca.

Caracteres especiais

Existe uma dúvida generalizada sobre a utilização dos acentos, maiúsculas, minúsculas e outros caracteres. Nós recomendamos escrever todas as palavras e frases corretamente, usando os acentos e as maiúsculas quando for necessário. Isto porque quando buscamos por exemplo, em Altavista uma palavra, e a buscamos com acento, só nos mostra as páginas que contemplam essa palavra com os acentos, enquanto que se a buscamos sem acento, nos oferece todas, tanto as que não têm como as que têm.

Agora veremos como fazer chegar a um motor de busca, todos os conceitos anteriores de palavras e frases, assim como a descrição.

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.