Home Tutoriais Gerência de TI Diploma ou certificação?


Caro leitor, hoje eu vou falar um pouco sobre o que é melhor: diploma ou certificação. Você já pensou nisso alguma vez na vida?

As empresas de informática gostam de profissional com certificação e isso vem se estendendo para outras empresas no Brasil e no mundo. Para conseguir tirar certificado como o da Microsoft, Sun em geral, não precisa de diploma universitário. Durante a minha passagem em empresas, eu vi muito desenvolvedor, arquiteto, analista de sistemas e gerente de projeto com certificação, sem diploma de universidade.

No meu ponto de vista, ter certificado e não ter diploma é um problema muito grande. Quando você vai fazer entrevista para emprego, você acaba sendo selecionado pelo diploma e não apenas pelas certificações. Recomendo sempre as pessoas que façam faculdade e ao mesmo tempo, enquanto estiver aprendendo C#, SQL Server e Java, estude para certificação e faça a primeira prova da tecnologia.

A maioria das certificações cobram conteúdos na prática, os exemplos da prova são exemplos que só fazendo no dia a dia para entender de verdade.Lógico que existem os extremos sempre. Quero dizer, tem desenvolvedor que começa a fazer certificação apenas decorando alguns testes que existem no mercado e não aprende nada. Quando você decora as respostas e passa na prova, o teste prático para entrar na empresa acaba mostrando o resultado vergonhoso, em vez de provar que você sabe alguma coisa.

Aproveite a faculdade na prática

As faculdades ensinam a prática e não mais só a teoria. Pelo que vi na faculdade onde ministro aula, todos os professores focam o conteúdo e a prática. Por isso existem vários laboratórios e vários projetos de tecnologia.

Aproveite a prática da faculdade e se especialize em algo que realmente goste e tenha prazer em fazer. Fazer o que gosta pode facilitar no momento de procurar o emprego dos sonhos e ser ”feliz” para o resto da sua vida.

A certificação da Microsoft é muito prática, se você não está seguro em fazer, é melhor estudar mais um pouco.

Como funciona?  

Para fazer a prova, você precisa acessar o site prometric.com e fazer a sua conta. Depois da conta feita, acesse o tipo da prova que quer fazer e marque um dia e horário. Nessa marcação, você também indica o local da sua cidade.

Depois de marcado, apareça no dia e entregue o papel de confirmação dado pelo site. No local da prova existem câmeras e monitoração para não haver cola ou cópia de informações. O programa é iniciado e o tempo começa a ser contado. Lembro que o computador não deixa acessar outros programas como o IE para buscar na Internet.

Algumas provas são em inglês, outras em português. Convenhamos que estudar pelo livro em inglês e fazer uma prova em português é muito estranho. Principalmente porque os termos em inglês são diferentes dos termos em português.

Quando estiver respondendo a prova, você pode marcar algumas questões para revisar antes de finalizar. Quando chegar ao final da prova, as questões voltam para que revise e escolha a resposta.

Enquanto isso, o tempo vai sendo contado e se acabar, a prova finaliza. No caso de algumas pessoas, a prova é perdida. É bom sempre treinar em casa e ver quanto tempo gastaria para fazer uma prova de 100 questões.

O momento mais dramático é aquele depois que você clica no botão finalizar. O processamento acontece em poucos segundos, mas parece uma eternidade. Em pouco tempo, o resultado aparece.

A atendente imprime a prova pra você com o total de acertos em cada assunto relacionado. Passado um tempo, você recebe um e-mail e um certificado diretamente do site da empresa, por exemplo: Microsoft, Sun e outras.

Avaliação empresarial

Pra que serve então a certificação? Serve para você ter um diferencial daquele que não tem. Um diferencial referente à especialidade, afinal, ser especialista é melhor do que ser um genérico.

Fonte: http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/carreira/diploma-ou-certificacao/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.