Home Tutoriais Marketing Digital E-mail marketing e SEO, mas não do jeito que você está pensando


Muitas pessoas, quando pensam em SEO, associam esse trabalho à árdua tarefa de otimizar as tags title e as descrições e palavras-chave das meta tags de todas as páginas de um site. Mas SEO não se trata apenas disso. É preciso otimizar também links, imagens, textos, o próprio local de hospedagem e vários outros aspectos de conteúdo de um site.

Mas um dos fatores mais críticos em SEO é a popularidade do site. Quanto mais acessado ele for a partir dos resultados de uma busca, melhor posicionado ele será em buscas futuras.

Em seu livro SEO – Otimização para Mecanismos de Busca – Bíblia, Jerri L. Ledford diz:

“Você otimiza o seu site para os motores de busca com o objetivo de aumentar a popularidade, mas a sua posição no ranking do motor de busca pode ser determinada pela popularidade do seu site”.

Sim, é praticamente o enigma de Tostines.

Jakob Nielsen, por sua vez, diz que newsletters ainda são a melhor forma de complementar um site no que diz respeito a comunicação e relacionamento com os usuários. Então, nada melhor do que o e-mail marketing para complementar os trabalhos de SEO de um site, especialmente sua popularidade.

E-mail marketing ajudando o SEO

O e-mail marketing deve ser usado como direcionador de usuários para o site através de links, aumentando seu tráfego e, portanto, sua popularidade. É assim que o e-mail marketing ajuda no trabalho de SEO de um site. É possível usá-lo para construir a popularidade de um site mesmo antes dele ser criado.

Alem disso, é importante criar no site uma área de arquivos de emails já enviados. Desta forma, a quantidade de conteúdo armazenado pelo site será ampliada e, portanto, ampliam-se também as páginas que podem ser indexadas pelos buscadores.

Disponibilizar o arquivo de e-mails enviados também é uma ótima maneira de convencer os visitantes do site a se cadastrarem, visto que eles podem conferir a qualidade e a relevância do conteúdo que irão receber por e-mail.

Veja o exemplo do Smashing Magazine, que além de enviar uma newsletter periódica a seus destinatários cadastrados, também disponibiliza todas as edições no site, para que qualquer pessoa, mesmo não cadastrada para receber por email, tenha acesso aos conteúdos.

Smashing MagazineA página do site Smashing Magazine exibindo o conteúdo da newsletter mais recente.

E a seguir, o resultado de uma busca no Google por “Smashing Magazine”. Note que o segundo, terceiro, quarto e quinto resultados da busca orgânica são justamente as páginas das newsletters anteriores.

O Mailchimp também tem uma área do site que lista as edições anteriores de suas newsletters.

Arquivo de Newsletters do Mailchimp

SEO ajudando o e-mail marketing

Da mesma forma que o e-mail marketing direciona tráfego ao website e ajuda na sua popularidade, os trabalhos de SEO em um website também podem ajudar a aumentar a lista de contatos do remetente, aumentando a audiência do email marketing e, logo, as possibilidades de conversão.

Para isso, é preciso investir no SEO da área de opt-in do site. Ter uma página específica para receber o cadastro das pessoas – em vez de repetir o mesmo formulário de cadastro em todas as páginas, que disputa atenção com todos os outros elementos de navegação – é uma excelente estratégia, visto que a página de cadastro pode ser otimizada para os buscadores e não conter elementos que distraiam os visitantes do objetivo principal.

Comece a enxergar o e-mail marketing como um apoio aos esforços de SEO e faça com que essa aliança não seja apenas benéfica para o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca, mas também contribua com sua usabilidade.
   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.