Home Tutoriais Tecnologia É possível fazer overclock em um smartphone? Quais são os riscos?


O overclocking é uma técnica capaz de aumentar o desempenho de hardwares em computadores e dispositivos móveis. Definido em Hertz, o procedimento acelera a frequência desses aparelhos através de configurações, deixando-a mais alta do que a especificada pelos fabricantes. Porém, a grande preocupação é: será que este processo prejudica a vida útil de aparelhos smartphones?

 

Primeiro, vamos falar do processo. Fazer overclock em um smartphone não é fácil e é um procedimento cheio de riscos. É tão raro se deparar com um celular que tenha passado por overclock que boa parte das pessoas crê que não seja possível realizar o procedimento. Então, é desaconselhado fazê-lo caso você não tenha experiência no assunto. Além disso, só é possível fazer overclock em smartphones que tenham anteriormente passado por root.

A melhora atingida após o overclock pode variar, mas há usuários que conseguem fazer componentes antigos funcionarem como os últimos lançamentos. Além disso, as tensões de funcionamento podem ser alteradas, o que pode aumentar a velocidade com que a operação se mantém estável.

Apesar de muitos entusiastas alegarem que a aplicação do overclock compensa, visto que é possível usá-la até mesmo em equipamentos mais lentos, o aumento da velocidade do relógio resulta num maior consumo de energia e desgaste de bateria. Alterações na voltagem de componentes também podem ser fatais ao aparelho caso as tensões configuradas sejam maiores do que aquelas suportadas pela estrutura. Por essa razão, o usuário deve estar completamente ciente dos limites de overclock que seu smartphone suporta.

Outro ponto que vale destacar é a questão da garantia do aparelho, que geralmente não cobre danos relacionados a overclock. Uma forma de aliviar os problemas ocasionados pelo processo é o uso de overclockers hábeis, mas tal técnica deve ser utilizada por usuários capacitados e que entendam perfeitamente os componentes de seus aparelhos. Caso contrário, seu uso pode matar o hardware do equipamento e ocasionar em um superaquecimento.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/e-possivel-fazer-overclock-em-um-smartphone-quais-sao-os-riscos.html

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.