Home Tutoriais Marketing Digital Etiquetas META


Muitos buscadores, sobretudo os motores de busca, lêem determinadas etiquetas na página para encontrar a descrição e as palavras-chave que lhes são solicitadas. Estas são as Etiquetas META, ou META Tags.

É muito recomendável construí-las de maneira adequada, mesmo sabendo que nem todos os buscadores fazem uso delas. Teoricamente, os índices não costumam consultar estas etiquetas, já que extraem esta informação geralmente dos formulários que preenchemos para registrar a página.

As etiquetas META situam-se no cabeçalho do documento HTML, entre as etiquetas <HEAD> e </HEAD>. Como foi indicado anteriormente, temos de introduzir com estas etiquetas tanto a descrição quanto as palavras-chave, cada uma com uma etiqueta distinta.

A etiqueta META com a descrição tem esta sintaxe:

<META name=”description” content=”descrição da página aqui”>

Enquanto que a etiqueta META com as palavras-chave tem esta forma, muito parecida:

<META name=”keywords” content=”palavra-chave 1, palavra 2, palavra 3″>

Agora veremos algumas recomendações para construir estas etiquetas.

A descrição

  • Pode ser parecida ao título, se possível um pouco mais descritiva e sempre deve ser uma frase lógica completamente legível.
  • O tamanho pode estar entre 150 a 200 caracteres.
  • Não devemos repetir a mesma palavra na descrição, pois podem pensar que estamos fazendo spam.

Uma descrição adequada para o mecânico de Copacabana poderia ser a seguinte: Oficina mecânica de Copacabana, Rio de Janeiro. Conserto de veículos, troca de óleo e outros serviços. Autorizadas Fiat Chevrolet Volkswagen.

As palavras-chave

Na etiqueta META onde deveriam ir as palavras-chave, nós recomendamos colocar frases-chave. Uma atrás da outra, por ordem de importância.

  • Não se deve repetir uma frase-chave
  • Uma mesma palavra não se deve repetir mais de 5 vezes, entende-se em diferentes frases-chave. Isto é devido a que se repetimos excessivamente o motor de busca pode pensar que estamos fazendo spam. As palavras como “o”, “de”, “e”, e outras parecidas geralmente não serão levadas em conta pelos motores de busca, e não acontecerá nada se as repetimos mais de 5 vezes.
  • Como foi visto, as frases-chave têm de estar separadas por vírgulas. Muitos buscadores tratam as vírgulas da mesma maneira que os espaços em branco, com o que se colocamos duas frases-chave seguidas que têm sentido, se as lemos como se fosse uma, seria melhor. Porém, convem não termos duas frases-chave com quase as mesmas palavras muito próximas entre si.
  • O tamanho recomendado para o texto com as palavras-chave está entre 200 e 400 caracteres. De qualquer forma, não é problema exceder, pois cada buscador lerá um determinado número de palavras e as do final rejeitará. O que realmente é problemático é repetir muitas vezes a mesma palavra-chave, como já foi dito.

Para nosso exemplo, poderíamos colocar todo este texto como palavras-chave: oficina carro Rio de Janeiro, conserto veículo Copacabana Rio de Janeiro, mecânico de automóveis Copacabana Rio de Janeiro, troca de peças para veículo Copacabana Rio de Janeiro, serviços de reparação de automóveis Copacabana Rio de Janeiro, oficina conserto de carros, para-brisa para automóveis, troca de óleo, mecânico e troca de peças para veículos, mecânico carro serviço automóvel.

Outras etiquetas META 

A descrição e as palavras-chave não são as únicas etiquetas META que podemos incluir numa página web, ainda que sejam as mais importantes. Outros exemplos de etiquetas META são o autor da página, o idioma, e-mail de contato, etc. No capítulo seguinte vamos reunir todas estas idéias e ver como se construiria uma página web que as contemplasse.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/33.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.