Home Tutoriais Tecnologia Excel – Cálculos rápidos


No Excel, podemos realizar cálculos rápidos de duas formas:

– A primeira é através da BARRA DE STATUS, que exibe o valor das células que estão selecionadas. Em listas extensas de valores, este recurso pode ser muito útil, pois permite que possamos visualizar subtotais sem ter que alterar a planilha ou inserir linhas.

– A segunda forma é usando o botão AUTOSOMA, localizado na barra de ferramentas PADRÃO.

Este botão cria fórmulas de maneira bem simples. Basta selecionar os valores e em seguida o tipo de operação que deve ser realizada com eles.

excel-calculos-c

Depois que acionamos o botão. Uma fórmula é automaticamente criada na última célula da seleção ou na primeira célula em branco, caso não haja uma na seleção.

No exemplo acima, o programa automaticamente inseriu a fórmula “=SOMA(B1:B4)” na célula B5, onde “SOMA” é a operação matemática realizada e “B1:B4″ (de B1 até B4) é o intervalo de células que tiveram os seus valores somados. Assim, toda vez que alteramos qualquer uma das células que fazem parte da fórmula, os valores são novamente somados.

As fórmulas são perdidas sempre que digitamos um valor constante na mesma célula. Neste caso, a alteração dos valores da lista não irá mais alterar o resultado.

Fonte: http://www.sotutorial.com/index.php/tutoriais-excel/excel-005-fazendo-calculos-rapidos/

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.