Home Tutoriais Desenvolvimento Galeria de imagens em ASP


Vamos ver como realizar rapidamente um sistema de armazenamento e visualização de imagens dinâmicas em ASP, no qual os visitantes possam ver fotografias classificadas em diferentes seções. Ao acessar a uma das classificações de imagens se mostrarão uma série de miniaturas das fotos que há disponíveis e, clicando cada miniatura, se verá a fotografia em tamanho completo.

Obviamente, este não é um sistema que se possa desenvolver desde zero em poucas horas, necessitaríamos na verdade um esforço de vários dias. Entretanto, vamos fazer um atalho no problema de uma maneira muito mais rápida, usando um software gratuito que permite instalar facilmente uma galeria fotográfica em nosso servidor ASP.

Quase para qualquer tecnologia de desenvolvimento, existem à disposição dos desenvolvedores certos programas que podemos instalar em nosso servidor. Estes programas podem nos ajudar a simplificar algumas coisas ou dotar a nossas páginas de certas funcionalidades. ASP não é uma linguagem onde se ofereçam muitos sistemas de forma gratuita -são mais típicos os de pagamento, porém, neste caso veremos um simples script que sim que é gratuito e será muito útil para classificar nossas fotos e publica-las na web.
Online Photo Catalogue

Este programa pode ser conseguido de maneira gratuita através da home page do produto: http://www.iloire.com/vbscript/online_photo_catalog_vbscript.asp
Foi construído para simplificar ao máximo a tarefa de publicação das imagens, evitando o uso de componentes externos a ASP, bancos de dados, sistemas de upload de arquivos, etc.

Para utiliza-lo necessitamos um servidor que suporte a programação em ASP. Além disso, se o servidor também permite utilizar .NET, as funcionalidades disponível melhorarão na hora de mostrar as imagens em miniatura.

Online Photo Catalogue utiliza o objeto do sistema de arquivos (FSO: File System Object) para conhecer que imagens existem em um diretório e que subdiretórios pode também conter. Com os dados que obtém do sistema de arquivos, se encarrega de construir uma árvore de diretórios, aos que se pode acessar para visualizar as fotos que existem em cada pasta.

Portanto, não é necessário subir as imagens em nenhum banco de dados, simplesmente têm que ser armazenadas em uma pasta e a partir desse momento estarão disponíveis para o visitante.

Instalação

O processo para colocar em funcionamento este programa é extremamente simples. Primeiro, teremos que baixar os arquivos com o software, que teremos que colocar em nosso servidor.

Logo, temos que colocar as imagens na pasta “IMAGES”. Dentro desta pasta podemos criar outras subpastas para fazer uma árvore de diretórios a gosto do administrador. Podemos criar uma pasta para nossos amigos e outra para nossas viagens. Por exemplo, dentro da pasta de viagens, também poderemos criar outros subdiretórios com cada um dos lugares aos que fomos. Se utilizarmos um servidor remoto, teremos que subir as imagens por FTP.

A partir de agora, podemos acessar a foto-galeria e ver na parte superior esquerda a árvore de diretórios criada para classificar as imagens. Clicando em cada pasta poderemos ver as fotos, em miniatura, que há nessa pasta. Clicando finalmente em uma das miniaturas, poderemos ver a imagem em tamanho completo.

Para a geração dinâmica das miniaturas utiliza-se um pouco de programação em ASP.NET. Como nem todos os hostings que permitem ASP também permitem .NET, pode-se desabilitar a geração de miniaturas através da edição das constantes de configuração do programa. Em concreto, deveremos editar a variável cUseThumbnailFile e lhe atribuir valor false (true é o que vem por padrão para esta variável)

Const cUseThumbnailFile=false

Também há outras variáveis de configuração, mas que se explicam melhor no documento de ajuda do software.

Como detalhes adicionais, o administrador pode comentar as fotografias. Isto se faz mediante a criação de um arquivo de texto chamado com o mesmo nome que a fotografia, porém com extensão txt. Por exemplo, se temos uma imagem chamada foto1.jpg e desejamos incluir um comentário nela, teremos que criar um arquivo chamado foto1.txt e escreveremos dentro o texto que quisermos. O arquivo de texto tem que ser salvo no mesmo diretório que a fotografia.

Também permite a inclusão de comentários às fotografias por parte dos visitantes. Para salvar os comentários se utiliza um arquivo de texto em formato XML, portanto não é necessário configurar nada. Somente há que estar certo que as permissões de escritura estejam habilitados para esse arquivo.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/695.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.