Home Tutoriais CMS Gerenciamento de Cache – Para que serve e quais os melhores plugins?


Em tempos de alta competitividade em mecanismos de busca por posições que podem gerar grande tráfego proveniente os buscadores e tornar blogs até então desconhecidos em grandes autoridades na internet, tempos no WordPress um recurso que podemos tirar alguma vantagem nesta disputada concorrência. Sabemos que um dos fatores que mecanismos de busca, como o Google, consideram para rankear as páginas em seus resultados é o desempenho e o tempo de carregamento do mesmo.

Neste aspecto, temos excelentes recursos no WordPress que podemos tirar alguma vantagem, que é o Gerenciamento de Cache. O conceito é bastante simples, ao invés de carregar a todo tempo página dinâmicas e que podem fazer diversas consultas ao banco de dados ou outro tipo de repositório, o seu blog fornecerá páginas estáticas (HTML) com conteúdo e tempo para expirar pré-determinado, sendo esse o funcionamento básico de Cache. Esse recurso é muito utilizado nos tempos atuais, inclusive por mecanismos de busca, como por exemplo o Google, ele gera cache de suas páginas e consultas para poder exibir os melhores resultados com a maior rapidez possível.

Explicando de uma forma mais clara, quando um leitor acessa uma determinada página de seu blog, o servidor processa o PHP e muitas vezes com consulta ao banco de dados, e devolve apenas o HTML (que é o resultado processado) para ele. O WP-Cache entra no meio deste processo todo, realiza uma cópia do HTML e salva em uma pasta do próprio plugin. Assim, se aquela página for requisitada novamente em um certo período de tempo pelo mesmo ou outro usuário, o WP-Cache vai lhe envia o arquivo que ele já salvou pronto, sem a necessidade de um novo processamento.

Para que possamos extrair esse potencial que temos com a plataforma WordPress, existem vários plugins disponíveis. Hoje vou falar um pouco sobre os mais conhecidos e que podem ser úteis.

W3 Total Cache

Para mim o melhor e mais rápido plugin de gerenciamento de cache para WordPress, e tem sido o que tenho utilizado em meus projetos, como o blog sobre programa de afiliados. O W3 Total Cache melhora a experiência de navegação em seu site em virtude de aumentar e muito a performance de seu servidor, guardando em cache todos os conteúdos do seu site ou blog, e reduzindo bastante o tempo de carregamento de suas páginas. Além de tudo isso que citamos, o principal deste plugin é o fato de ser gratuito e estar disponível para download repositório oicial de plugins no WordPress.org.

Wp Super Cache

Esse é plugin esta entre os mais famosos e costuma ser muito recomendado por provedores de hospedagem e muito aceito por vários blogs, mais de fato o WP Super Cache está entre os melhores, porém não é o melhor plugin para Gerenciamento de Cache no WordPress, esse plugin não realiza de maneira prática a instalação que os usuários intermediários estão acostumados e também fica devendo em algumas funcionalidades que abrangem arquivos relacionados às páginas, como por exemplo: Arquivos de estilo CSS e JavaScript.

Hyper Cache

O Hyper Cache também é um dos mais importantes plugins de gerenciamento de cache e está bem desenvolvido para que possa transformar suas páginas em arquivos estáticos, além de possuir todas funcionalidades do plugin Wp Super Cache, com a vantagem de contar com uma instalação pratica e fácil. Entre outras vantagens do Hyper Cache que podemos destacar são: Compatibilidade com dispositivos móveis como tablets e smartphones, fácil integração com outros plugins, trabalha bem com servidor Microsoft IIS, compressão GZip para imagens.

Fonte: http://www.tudoparawordpress.com.br/wordpress-plugins/gerenciamento-cache-melhores-plugins/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.