Home Tutoriais Tecnologia Gerenciando o Office 365 através do PowerShell


Existem diferentes aspectos para gerenciar o Office 365, este tutorial envolve os cmdlets disponíveis para gerenciar os seguintes objetos:

  • Usuários
  • Groups e papéis (roles)
  • Domínios
  • Single Sign-on
  • Assinaturas e licenças
  • Informações da empresa e do serviço

Lembrando que tais componentes também podem ser feitos através da página de administração do Office 365, e que o Exchange Server tem uma forma diferente de gerenciamento que vamos abordar em um outro Tutorial aqui no site AndersonPatricio.org.

Um outro detalhe importante sobre o acesso PowerShell é que todos os cmdlets possuem MSOL depois do verbo, então fica fácil de gerenciar e entender o que dá para ser feito via PowerShell.

Pre-réquisitos…

O primeiro pré-requisito é ter o PowerShell instalado e como o mesmo é nativo no Windows Server 2008 R2, o próximo passo é instalar o .NET Framework e podemos fazer isto através do Server Manager, clicando em Features e depois em adicionar features. Vamos escolher o .NET Framework 3.5.1 como mostrado abaixo. Feito a escolha, apenas clique emNext.

A última janela do assistente só requer que clicamos em Finish, feito isso já estamos prontos para instalar os componentes do Office 365.

Instalando o Microsoft Online Services Sign-in Assistant…

O primeiro passo é instalar o Microsoft Online Services Sign-In Assistant e o mesmo é disponível em 32bits e x64, os links para baixar estão listados abaixo, no entanto é altamente recomendado sempre validar no site do Office 365 para uma versão mais atualizada.

  • Microsoft Online Services Sign-In Assistant – 32 bits
  • Microsoft Online Services Sign-In Assistant – x64

Depois de baixado, devemos executar o instalador e o processo é bem simples, na primeira tela temos somente que ler e aceitar o contrato e depois clicar em Install.

A tela final da instalação é mostrado abaixo. Apenas clique em Finish.

Instalando o Microsoft Online Services Module para o PowerShell

O segundo componente é o módulo para PowerShell e este também é disponível em 32bits e x64 bits, os links para download são listados abaixo (vale a mesma boa prática da seção anterior, onde é importante sempre utilizar a versão mais atualizada do produto).

  • Microsoft Online Services Module for Windows PowerShell (32-bit version)
  • Microsoft Online Services Module for Windows PowerShell (64-bit version)

Na primeira tela do instalador apenas clique em Next.

Na página License Terms, leia e aceite o contrado e clique em Next.

Na página Install Location. Vamos utilizar o caminho padrão e vamos clicar em Next.

Na página Ready to Install. Clique em Install.

Na tela final do assistente apenas clique em Finish.

Agora já podemos ver o resultado da instalação, onde o Microsoft Online Services Module for Windows PowerShell já é mostrado no Start Programs, como mostrado na figura abaixo.

 

Gerenciando o Microsoft Online Services

Agora vamos abrir o que instalamos (Microsoft Online Services Module for Windows PowerShell) e para conectarmos devemos executar o cmdlet Connect-MSOLService e digitar as mesmas informações que utilizamos para acessar a console web do Office 365 (format nome@dominio.com.br) e a respectiva senha, como mostrado na figura abaixo.

Agora que já estamos conectados, podemos começar a gerenciar via PowerShell, um exemplo é listar a informação da nossa empresa através do cmdlet Get-MSOLCompanyInformation.

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=1705

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.