Home Tutoriais Sistemas Operacionais Gerenciando Shared Mailboxes no Exchange Server 2013


Logado no EAC (Exchange Admin Center) vamos clicar em Recipients no feature pane (lado esquerdo) e depois emshared tab. Feito isso vamos criar nossa primeira Shared Mailbox e para isso vamos clicar em Adicionar (símbolo +) e na nova janela que se abre (new shared mailbox) vamos colocar um nome para o Shared Mailbox em nosso caso vai ser chamado POA-NOC-Group, vamos também especificar a Organization Unit que ele irá pertencer e vamos também especificar o endereço de e-mail.

Temos também como espeficiar quem tem permissão total (seção Full Access) na caixa compartilhada (geralmente os membros que podem abrir, gerenciar calendário e etc) e também quem tem permissão de enviar como (seção Send As). Feito as definições devemos clicar em Save.

O resultado será uma conta no Active Directory desabiitada, como mostrada na figura abaixo.

 

Alterando uma Shared mailbox…

O processo de edição é muito simples no EAC, basta dar um duplo clique na caixa desejada e teremos todas opções disponíveis, uma boa prática para caixas de times é criar uma Mailtip e para isto depois de darmos dois cliques na Shared Mailbox podemos clicar em Mailtip na esquerda e digitar o texto desejado, como mostrado na figura abaixo.

 

Gerenciando Shared Mailbox usando o Exchange Management Shell…

O processo para criar uma Shared Mailbox no Exchange Management Shell é muito simples, podemos rodar o cmdlet abaixo para criar uma nova Shared Mailbox.

Para listarmos todas as Shared Mailboxes somente, devemos executar o seguinte cmdlet:

Para editar uma Shared Mailbox o administrador pode rodar o Set-Mailbox, como também Disable-Mailbox and Remove-Mailbox para remover ou deletar a conta da mesma.

Utilizando a caixa compartilhada (Shared Mailbox)…

Para os usuários que tem permissão de Send As, eles podem abrir uma nova mensagem via Outlook Web App ou ainda Outlook e no caso de ser OWA, tem uma opção para mostrar o campo De:, que é a opção Show From...

Feito isso o usuário só precisa remover o nome que aparece (por padrão é o próprio nome de quem está logado no OWA) e adicionar a Shared Mailbox. Nota: após colocar a primeira vez a Shared mailbox sempre vai aparecer como opção.

E a partir deste momento as mensagens enviadas serão mostradas no destinatário como vindo do correio POA-NOC@dominio.com.br.

Caso o usuário que tenha permissão total deseje acessar a caixa, o mesmo só precisa ir em Open another mailbox e tal opção aparece quando o mesmo clica sobre o seu nome no canto superior direito da sessão do OWA.

Uma nova janela será mostrada o usuário deve digitar o endereço de e-mail e isso fará com que uma nova janela seja aberta com a caixa em questão aberta.

 

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=2024

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.