Home Tutoriais CMS Gerenciar links, categorias e etiquetas com WordPress


O gerenciamento de WordPress é bastante intuitivo, porém nós o estamos revisando a fundo visando a todos aqueles usuários que queiram aprender a manejar seu Blog administrado por WordPress. Podemos ver tudo isto no Manual do Blog, onde estamos publicando informação sobre todas as maneiras de publicar um blog na Internet.

No artigo anterior falávamos da criação e gerenciamento de páginas estáticas em seu blog . Bem, então agora vamos comentar as três abas que você vai encontrar a continuação, ou seja, a de links, categorias e etiquetas

Links

Esta parte do painel de administração é bastante simples. Para administrá-la basta ir adicionando links ao seu blog. Algo interessante de cara é realizar algum intercambio, o que pode aumentar seu fluxo de visitas.

Para acrescentar um link você só tem que clicar no link grande que diz “Criar novo” e ir preenchendo o formulário.

Como você pode ver, terá que dar um título à URL, uma descrição e em seguida você receberá uma série de opções bastante interessantes, como são:

Categoria:você poderá criar seu próprio diretório de links.
Destino: você pode escolher se abre na mesma página ou em uma à parte.
Relação: poderá especificar se a URL é sua ou de um terceiro.
Avançado:  aqui você pode dar um endereço de rss, acrescentar uma imagem ou avaliar o link.

Uma vez que todos estes campos estejam preenchidos só temos que decidir se queremos que seja visível ou não e clicar salvar para que apareça em nosso blog.

Se vocês prestarem atenção na página, os links aparecem por padrão por ordem alfabética, mas isto pode ser mudado na tela principal de links, e ordenado por id do link, avaliação, ordem alfabética, por nome e por endereço.

Categorias

Esta aba é muito similar à de links, e por isso não será nada complicada. Serve para vocês criarem a própria árvore de categorias para seus artigos , post ou o que vocês quiserem acrescentar ao blog.

Para criar uma categoria basta ir preenchendo os campos do formulário:

Teremos que especificar um título, um nome para a URL, uma descrição e, além disso, teremos que dizer se é uma categoria pai ou principal ou é uma subcategoria.

Nota: É mais recomendável colocar o nome da categoria para a URL todo em minúsculas e sem espaços, sem caracteres estranhos, sem acentos, já que será a url mostrada na barra de endereços, e nas URLs é importante não colocar caracteres que não estejam no alfabeto inglês, ou espaços, que possam dificultar o acesso a suas páginas.
Como vocês podem ver é bastante simples, e agora só falta ressaltar a possibilidade de criar etiquetas a partir das categorias. Este processo pode ser feito clicando no link que aparece justamente encima do formulário de inserção de uma categoria.

Ao clicarmos aparece outra tela com uma lista das categorias que temos criadas e uns checkbox ao lado de cada uma. Só teremos que selecionar as que queremos converter em etiquetas e clicar no botão de “Converter categorias em etiquetas.”

É importante saber que este processo converte a categoria em etiqueta e vice-versa, o que significa que se convertemos a categoria “cachorros” por exemplo, em etiqueta, desaparecerá a categoria “cachorros” e ,ao contrário, se convertemos a etiqueta “cachorros” perderemos a etiqueta e aparecerá como categoria.

Etiquetas

Vocês devem estar se perguntando a diferença entre categoria e etiqueta, já que vendo as categorias anteriormente percebemos que as podemos converter de uma a outra. Bom, o que diferencia uma categoria de uma etiqueta é:

As categorias podem ser organizadas hierarquicamente e as etiquetas não.
Uma categoria pode funcionar como uma etiqueta mas uma etiqueta não pode funcionar como uma categoria.
As etiquetas proporcionam meta-informação (informação sobre a informação), as categorias, não.
As etiquetas são mais efetivas à hora dos buscadores encontrarem informação de nosso blog.

A criação de etiquetas é muito simples, basta preencher o nome da etiqueta e o nome para a url, que possui as mesmas características que comentávamos nas categorias.

Com isto creio que já dá para ter uma ideia do que é cada coisa e podemos começar a preencher nosso blog com links, categorias e etiquetas.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/gerenciar-links-categorias-etiquetas-com-wordpress.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.