Home Tutoriais CMS Gerenciar páginas estáticas com WordPress


No artigo anterior falávamos dasdiferentes opções de desenho para seu blog WordPress, com as que você poderá personalizar o aspecto de sua página. A continuação passaremos à aba “Gerenciar”, da administração de WordPress, onde comentaremos e explicaremos as diferentes opções que aparecem. No presente artigo explicaremos as opções de gerenciar páginas.

Se estamos acompanhando este manual veremos que na aba de “Gerenciar / Entradas” ainda não temos nenhuma entrada publicada . Deixaremos esta aba para depois e neste artigo passaremos diretamente para as opções de “gerenciar páginas”.

Nesta seção encontramos uma página criada por padrão chamada informação. Bem, vamos trabalhar sobre ela para ir testando as distintas opções.

O primeiro que temos que fazer é clicar no nome da página que nos passará diretamente à zona de edição dessa página.

Como vocês podem ver, aparece uma série de opções com as que podemos mudar o título, o conteúdo, o estilo, os comentários, etc.

Começaremos mudando o titulo da página pelo que nos interesse. Eu vou mudar por “Acerca de” e além disso editarei o conteúdo para que fale do que encontraremos no blog e de quem se encarrega de sua administração.

Uma vez realizadas estas mudanças podemos salvar a página para não perder o que já escrevemos .

A seguir, podemos ir vendo o resto de opções que nos oferece esta aba. Por exemplo, podemos ver que nos permite criar campos personalizados, ou seja, entradas para metadatos.

Também nos dá a opção de permitir ou não os comentários e os ping.

Outra opção interessante é a de poder proteger a página com senha para que só possa ser acessada pelas pessoas que a conheçam. Em principio não me interessa essa opção, porque o conteúdo desta página estática de WordPress é público e orientado a dar informação aos visitantes, mas é muito bom que ponham esta possibilidade para os editores que necessitem publicar algum tipo de dado que seja privado.

Assim que você tiver várias páginas poderá necessitar fazer uma ordem hierárquica para que, por exemplo, tenha paginas que só se acessem a partir de outras, etc. Esta opção pode resultar bastante interessante se você quiser dividir a informação fixa por seções, ou seja , se por exemplo você tiver uma seção que se intitula “Sobre mim” e dentro dela você quiser ter outras páginas intituladas “Minha vida”, “Meu trabalho”, etc.

Dependendo dos layouts que você tenha instalados poderá escolher entre layouts diferentes, se for o que você deseja, para personalizar as diferentes páginas estáticas dentro de seu blog.

Como últimas opções de páginas, você pode dar uma ordem específica ou deixá-las por ordem alfabética, que é como aparecem por padrão no menu. Ademais, poderá encontrar um histórico das mudanças da página estática, podendo acessá-lo e restaurar uma versão anterior da página em qualquer dos pontos mostrados.

Se vocês prestarem atenção, à direita temos quadros que nos informam do estado da página e nos aparecem as opções de salvar ou ver a página, ou mantê-la como privada para que os usuários não tenham conhecimento da mesma, bem como ver os comentários da página ou gerenciá-los.

 Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/gerenciar-paginas-estaticas-com-wordpress.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.