Home TI News Grupo antipirataria faz acordo com pai de menina de 9 anos que...


O pai de uma garota finlandesa de 9 anos chegou nesta quinta-feira (29) a um acordo com o órgão finlandês antipirataria, após a criança ter seu notebook do Ursinho Puff confiscado por baixar uma música ilegalmente. Em comunicado, o CIAPC (algo como centro de informações sobre direitos autorais e pirataria) afirmou ter se encontrado com o pai da garota e encerrado o caso.

O CIAPC não dá detalhes sobre as negociações, mas o site TorrentFreak afirma que o homem pagou 300 euros (cerca de R$ 820). Também não há informações sobre o paradeiro do computador da garota, que foi confiscado no dia 20 de novembro. O notebook foi levado porque o pai da menina não pagou os 600 (cerca de R$ 1.650) cobrados como multa pela infração.

Em comunicado, a organização finlandesa antipirataria afirma que a situação tomou uma direção errada. Como justificativa, afirma que segue a legislação da Finlândia, que exige uma ordem judicial para obtenção do endereço IP (no caso, a conexão responsável pelo download ilegal da música). “O processo é lento, ineficaz e pode levar a situações como essa da semana passada”, diz o texto.

Entenda o caso
De acordo com o pai da menina (que não teve o nome divulgado), em outubro do ano passado ela queria ouvir as músicas do novo álbum da cantora pop finlandesa Chisu. Após uma busca na internet, foi direcionada ao link do Pirate Bay (que reúne arquivos de torrents) e baixou uma música.  O pai, então, recebeu uma carta do órgão pedindo o pagamento da multa por infração de direitos autorais

Em resposta, ele enviou uma carta ao órgão com imagens do álbum comprado em uma loja e entradas para um show da cantora pop. Mas isso não adiantou. O pai disse ainda no Facebook que ficou assustado ao ver que a polícia estava na porta de sua casa pela manhã em função do ocorrido. “Eu senti que havia pessoas da máfia na porta de minha casa pedindo dinheiro”, postou.

A cantora Chisu, em sua página no Facebook (em finlandês), pediu desculpas pelo incidente. “Espero que a questão seja resolvida em breve e também peço desculpas para a menina pelo ocorrido”, disse. Segundo a mídia finlandesa, o órgão antipirataria finlandês já repreendeu quase 30 pessoas por pirataria.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/30/associacao-antipirataria-faz-acordo-com-pai-de-menina-de-9-anos-que-teve-o-notebook-confiscado.htm

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.