Home Tutoriais CMS Importar e exportar dados em WordPress


Neste artigo veremos como importar e exportar dados de WordPress, o que será importante para dominar a administração de nosso blog. Estas duas opções nos ajudarão muito tanto com temas de cópias de segurança, como à hora de atualizar nosso blog para o CMS WordPress.

Exportar

Como todos sabemos, é conveniente realizar cópias de segurança de nossos sistemas para que possamos recuperar nossa informação e não perder dados importantes, caso tenhamos problemas em algum momento. Bem, algo parecido temos que fazer em nossos blogs.

Imaginem que o seu blog está alojado em um servidor e por circunstâncias alheias a vocês , ou por uma falha no gerenciamento do blog ou na base de dados, vocês perdem tudo o que havia dentro… Se vocês não tiverem cópias de segurança podem esquecer do blog porque não vão poder recuperar tudo. Porém, se de vez em quando vamos exportando nosso blog para um arquivo externo, poderemos recuperar o site sem problemas.

Pois bem, isto é o que nos permite a opção de exportar que encontramos no painel de gerenciamento de WordPress.

Além disso, esta opção nos permite selecionar entradas por autor, ou seja, salvar apenas as entradas de autores por separado.

Como vocês podem ver, o arquivo baixado é um arquivo .xml que depois você poderá subir em qualquer blog WordPress com a opção de importar que vamos ver a seguir.

Importar

Esta ferramenta de WordPress nos permite importar dados de uma cópia de segurança criada mediante a opção exportar, anteriormente comentada, ou de outros sistemas de blog.

Se prestarmos atenção, vemos que aparece uma lista com os sistemas de blog que podemos importar para WordPress, entre eles vemos blogger e uma série de ferramentas para importar etiquetas, categorias, comentários etc.

Bem, se selecionarmos a opção de importar Blogger, veremos que aparece outra tela que nos diz que foram importadas as entradas, categorias, comentários, etc de um blog alojado em blogger. Além do mais, veremos que, para realizar tal operação se necessita uma autorização, motivo pelo qual somos direcionados a fazer login na conta Google para comprovar tal autorização.

Ao fazer login com seu usuário e chave que você utiliza no Blogger, sairá uma tela informando que o domínio x solicita o acesso à conta de Google. Clicamos Conceder e com isto voltaremos ao nosso painel de controle para terminar o processo de importação. Com isto teremos uma cópia do conteúdo que tínhamos no Blogger em nosso WordPress.

Outra opção interessante é a de importar entradas de uma fonte de RSS, e aí sim, você tem que selecionar o arquivo RSS 2.0 de seu computador e subi-lo. Esta opção é importante se você não encontra as ferramentas necessárias para importar entradas de outros blogs que não aparecem na lista.

Por último está a opção de importar um arquivo xml criado com wordpress, (o que antes exportamos). Como no caso anterior temos que subir o arquivo que deve estar em nosso equipamento e realizar a importação.

O resto de opções da lista são similares às de blogger, já que são desenhadas para importar os dados de outros sistemas de administração de blog. Em alguns deles você tem que autorizar, em outros preencher dados de acesso ou de base de dados, etc.

Em breve explicaremos como começar a criar entradas e ver suas opções, mas isso já é um assunto diferente que veremos no próximo artigo.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/importar-e-exportar-dados-em-wordpress.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.